Vinte e um pesquisadores da UFMA recebem o Prêmio Fapema 2018
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Vinte e um pesquisadores da UFMA recebem o Prêmio Fapema 2018

Publicado em: 06/12/2018

SÃO LUÍS - Em uma noite de premiações e homenagens, a 14ª edição do Prêmio Fapema lembrou a célebre trajetória do pesquisador Sérgio Ferretti, da Universidade Federal do Maranhão, em solenidade nessa quarta-feira, 5, no Teatro Arthur Azevedo.

O Prêmio visa disseminar o conhecimento científico e popularizar a ciência, além de incentivar a produção científica e tecnológica no Maranhão, por meio do reconhecimento de ações de pesquisadores e inventores que tiveram atuação de destaque no estado. A premiação é considerada a maior do Norte-Nordeste.

O Prêmio Fapema Sérgio Ferretti 2018 honrou 52 intelectuais, entre pesquisadores e orientadores, entre os quais, a UFMA teve um destaque significativo, com 21 pesquisadores premiados. Também houve homenagens a três personalidades e duas instituições com placas de Honra ao Mérito Científico Tecnológico, entre elas: Cindia Brustolini e Marilande Martins Abreu, ambas do departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA.

Segundo a reitora Nair Portela, já é tradição a UFMA estar entre os finalistas do Prêmio Fapema, e que tal reconhecimento é resultado de muito esforço, dedicação e estudo dos pesquisadores.

 “Tradicionalmente, a Universidade tem sempre conquistado muitos prêmios, e hoje nossos pesquisadores estão com essa grande expectativa, que tem sua razão de ser, pois, em algumas categorias, todos os finalistas são da UFMA, e isso é motivo de muita alegria para nós. Parabenizo nossos pesquisadores, professores e alunos, no envolvimento com a ciência e com a pesquisa, na busca por resultados de impacto para gerar um bom retorno para a nossa sociedade”, enfatizou.

O presidente da Fapema, Alex Oliveira, falou da participação da UFMA na premiação e o significado desse reconhecimento aos pesquisadores para a instituição. “A Fapema se sente honrada com a participação da UFMA, que sempre está muito presente nas edições do prêmio. Hoje é um momento especial de reconhecimento, de valorização do trabalho dos nossos pesquisadores, de esperança que estamos no caminho certo para uma pesquisa alinhada aos interesses da população e do desenvolvimento científico e tecnológico do estado”, disse.

O presidente Alex Oliveira também destacou o legado deixado pelo grande homenageado da noite, in memoriam.

“O professor Sérgio Ferretti tem uma grande importância para o Maranhão, uma vez que foi um grande antropólogo, escreveu livros que abriram caminhos para outros pesquisadores. Na época em que vivemos a questão da intolerância religiosa, é importante que reconheçamos as religiões de matriz africana, o folclore do nosso estado, e que todos os pesquisadores que trabalham com a cultura possam se sentir valorizados com esta homenagem a Ferretti, como forma de parabenizar também todos aqueles que pesquisam a cultura maranhense”, completou.

A graduada em Serviço Social pela UFMA Bárbara Cristina Silva Pereira, vencedora na categoria Jovem Cientista (Ciências Humanas e Sociais), comentou o trabalho que conquistou o primeiro lugar na categoria.

“A pesquisa é resultado do meu trabalho de conclusão de curso, que aborda o racismo religioso na região metropolitana de São Luís, no qual analisamos a intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana e sua relação com o racismo. Na verdade, eu não esperava ser premiada, estou muito feliz em ver a pesquisa reconhecida não só em nível individual, mas também em uma perspectiva coletiva de reconhecimento e agradecimento às pessoas que participaram e contribuíram para a pesquisa”, comentou.

Todos os vencedores receberam premiação em dinheiro, certificado e troféus pelos trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas.

O legado de Sérgio Ferretti

Membro da Comissão Maranhense de Folclore e de conselhos editoriais de vários periódicos científicos, o antropólogo Sérgio Figueiredo Ferretti nasceu em 8 de novembro de 1937 e faleceu aos 80 anos, no dia 7 de maio de 2018. Com mais de 50 anos de docência, tornou-se professor emérito da UFMA em 2009. Foi coordenador do curso de graduação e do mestrado em Ciências Sociais, além de coordenador do conceituado curso de Políticas Públicas da Universidade.

Sua produção científica de pesquisa e orientações de trabalhos acadêmicos representa uma inestimável contribuição à cultura do Maranhão, com ênfase nas áreas temáticas de costumes, crenças e festas populares do país, religiões afro-brasileiras, tambor de mina, Casa das Minas, cultura popular, tambor de crioula e sincretismo.

 

Para Mundicarmo Maria Ferretti, esposa e parceira intelectual do homenageado, as condecorações prestadas a seu esposo, ao longo das atividades de pesquisa, é o reconhecimento do trabalho de uma vida inteira.  “O meu trabalho está muito ligado ao de Sérgio Ferretti. Vivemos juntos 50 anos e fomos grandes companheiros de pesquisa, de modo que, essa parceria é gratificante, pois é um reconhecimento não só do trabalho que ele desenvolveu, como também do trabalho que continuamos a desenvolver. O Prêmio Fapema é uma oportunidade de divulgar o trabalho da ciência e mostrar o reconhecimento social, que é fundamental para que os pesquisadores se sintam motivados a continuar com suas pesquisas”, pontuou Mundicarmo, que também recebeu uma homenagem especial por suas produções científicas concernentes à cultura popular do estado.

 A UFMA conquistou os prêmios nas categorias:

JOVEM CIENTISTA (Ciências Agrárias) - Luana França dos Anjos e Michelle de Oliveira Maia (orientadora).

JOVEM CIENTISTA (Ciências Humanas e Sociais) - Bárbara Cristina Silva e Rosenverck Estrela Santos (orientadora).

JOVEM CIENTISTA (Ciências da Saúde) - Leonardo Victor Galvão e Luciana Salles Branco (orientadora).

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (Ciências Humanas e Sociais) - Lilah de Morais Barrêto e Mônica da Silva Cruz (orientadora).

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (Ciências da Saúde) - Paula Tâmara Vieira e João Batista Santos (orientador).

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - Patrícia de Maria Silva

POPVIDEO Ciências – Hynder Lima de Souza e Eduardo Bezerra de Almeida Jr. (orientador).

TESE DE DOUTORADO (Ciências Agrárias) – Aldilene da Silva Lima e Lívio Martins Costa Jr (orientador).

TESE DE DOUTORADO (Ciências Biológicas) – Luana Fontoura Gostinski e Patrícia Maia Correia (orientadora).

TESE DE DOUTORADO (Ciências Exatas e Engenharias) – Daniel Lima Gomes Jr. e Anselmo Cardoso de Paiva (orientador).

PESQUISADOR SÊNIOR (Ciências Humanas e Sociais) – João Batista Bottentuit Jr.

PESQUISADOR SÊNIOR (Ciências da Saúde) – Maria do Desterro Soares Brandão.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Teatro Arthur Azevedo
Texto: Nathália Ribeiro
Última alteração em: 07/12/2018 14:46

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

13/12/2018

18:19

Estudantes do CEI mostram talentos linguísticos na V Culminância Cultural SÃO LUÍS - Foi realizada, nessa quarta-feira, 12, no auditório central, na Cidade Universitária Dom Delgado, a V Culminância Cultural...

13/12/2018

18:08

Arte, Imaginário e Educação serão debatidos em evento que ocorrerá segunda-feira SÃO LUÍS - O Grupo de Estudos sobre Arte, Cultura e Imaginário na Educação (GSACi) realizará o evento “Arte, Imaginário...

13/12/2018

17:00

RÁDIO ASCOM - UFMA realiza entrega oficial da Casa Estudantil SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão realiza cerimônia de entrega da Casa Estudantil. E saiba também: aberta a...

13/12/2018

16:50

TV ASCOM: UFMA realiza descerramento de placa da residência universitária São Luís - A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, da Universidade Federal do Maranhão, realizou cerimônia de entrega oficial da Residência...

13/12/2018

13:00

Workshop apresenta perspectivas sobre os programas de pós-graduação em Química SÃO LUÍS – Com o objetivo de discutir o conhecimento das novas tendências, dos desafios e das perspectivas dos programas...
Fim do conteúdo da sessão