Pedagogias de Paulo Freire são destaque da VIII Semana de Pedagogia, em Imperatriz
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pedagogias de Paulo Freire são destaque da VIII Semana de Pedagogia, em Imperatriz

Publicado em: 10/10/2018

IMPERATRIZ - O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, câmpus de Imperatriz, em parceria com o Centro Acadêmico Paulo Freire, promoveu, entre os dias 8 e 10 de outubro, a VIII Semana da Pedagogia.

O objetivo do evento foi confraternizar entre professores da educação básica e superior, estudantes do curso e convidados a respeito das contribuições das Pedagogias de Paulo Freire no processo de formação humana. Durante o evento, foram realizadas palestras, apresentação de comunicação oral, oficinas e catorze minicursos abordando várias temáticas.

No primeiro dia, 8, ocorreu, pela manhã, uma palestra ministrada pelo professor Roberto Mauro Gurgel Rocha, intitulada “Paulo Freire: trajetórias, propostas, experiências e legado”, na qual ele trouxe um balanço sobre o processo de vida de Paulo Freire e relatos sobre a convivência que obteve com o pedagogo.

A palestra de abertura foi realizada pelo professor e coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Alexandre Peixoto Farias Nogueira, que destacou o movimento histórico de todo o processo da época em que conviveu Paulo Freire.

A Coordenadora do curso, Herli de Sousa Carvalho, destaca a abertura do evento como um dos momentos mais importantes, no qual o público, durante encontros debaixo de árvores da Universidade, teve a oportunidade de pensar Paulo Freire.

“Fomos ouvindo poemas, ouvindo textos e experiências, refletindo sobre o conteúdo até sua teoria e, por fim, um momento de biografização de Paulo Freire por meio da poesia. Foi algo muito profundo vivenciar aquilo que Paulo fazia ao longo das suas caminhadas. Foi um momento muito rico”, declara a coordenadora.

Para Herli, a semana da Pedagogia representou uma homenagem a Paulo Freire, que foi um grande educador e patrono da educação. Além disso, ela afirma que essas vivências servem de inspiração para que o legado de Paulo Freire permaneça no dia a dia das pessoas.

“Ele tem um significado máximo de que possamos a cada dia fazer essas reflexões na nossa prática, nas buscas pelas teorias e no reconhecimento da dignidade das pessoas que estão em volta do nosso trabalho pedagógico”, comenta.

A programação ainda abordou o momento literário com o tema “Na arte de educar pela leitura: presença poética de Paulo Freire”, ministrada pela professora Maria Tereza Bom-Fim, uma roda de conversa sobre o histórico da construção do Brasil e de como a educação de campo é constituída como um processo de educação; círculos de palestras, destacando o lado teológico do educador, sua inserção, engajamento, percepção de mundo e da palavra, minicursos e Grupos de Trabalho (GTs).

Conforme a coordenadora, a VIII semana de Pedagogias de Paulo Freire proporcionou uma grande contribuição para a educação com base em uma percepção mais aprofundada e que precisa estar presente na sociedade.

“Precisamos dela enquanto educadores e educadoras. A universidade é o espaço de preparação dessas ideias que conseguem trazer vida, para serem discutidas, pensadas e experimentadas. Então nós temos essa responsabilidade grandiosa. Nós, que somos formadores dessa geração que está na universidade”, concluiu.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Alice Caroline e Artemisa Lopes
Última alteração em: 14/10/2018 11:05

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

14/12/2018

18:57

Celebração de Natal da UFMA marca o início das festividade de fim de ano SÃO LUÍS – O espírito de natal chegou por meio de muita música na Universidade Federal do Maranhão. Na tarde...

14/12/2018

18:30

Roda de Conversa discute a visibilidade e permanência dos povos quilombolas e indígenas SÃO LUÍS - "Mas do que a permanência na Universidade, buscamos espaço de visibilidade, respeito, inclusão e identificação social". A...

14/12/2018

17:00

TV ASCOM: Apresentações musicais iniciam celebrações de Natal e de fim de ano da UFMA São Luís - Em momento de celebração, a Universidade Federal do Maranhão iniciou a sua programação natalina e de festas...

14/12/2018

16:51

Abertas as inscrições para o I Simpósio de Ciências do Mar da UFMA SÃO LUÍS – Estão abertas, até o dia 20 de janeiro de 2019, as inscrições para o I Simpósio de...

14/12/2018

15:30

Segundo dia do Workshop conta com palestras sobre o ensino de Química no país SÃO LUÍS – O segundo dia de programação do IV Workshop do Programa de Pós-Graduação em Química continuou movimentando o...
Fim do conteúdo da sessão