Alunos de Turismo e Hotelaria recebem treino para combate a princípio de incêndio
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Alunos de Turismo e Hotelaria recebem treino para combate a princípio de incêndio

Publicado em: 13/06/2018

SÃO LUÍS – Alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão receberam, na manhã desta quarta-feira, 13, um treinamento sobre como proceder em casos de princípio de incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA).

A ação ocorreu no Centro de Ciências Sociais (CCSo) da Cidade Universitária e contou com um bate-papo descontraído e conscientizador entre os discentes e a equipe de bombeiros, comandada pelo Sargento Silva. O treinamento é uma das abordagens oferecidas pela disciplina “Gestão de Hospedagem e Alimentação” e “Hotelaria Hospitalar”.

Durante a primeira etapa, os alunos aprenderam procedimentos básicos para saberem identificar o tipo de extintor mais adequado para um princípio de incêndio elétrico e a classificação de botijões de gás utilizados em casos domésticos e empresariais.

Em seguida, na segunda etapa, os alunos participaram de uma simulação controlada, identificando o tipo de extintor mais adequado para várias situações que possam acarretar em um princípio de incêndio e realizando uma evacuação de forma segura, além da demonstração de procedimentos essenciais em um cenário de foco de incêndio.

Ruan Tavares Ribeiro, professor associado ao Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, explicou que a proposta da ação é levar aos discentes uma reflexão da importância das rotas de fuga e realizar o planejamento de combate a incêndio em hospedagens, hospitais e restaurantes.

“Nós, do Turismo e Hotelaria, precisamos estar antenados a essas questões relacionadas ao incêndio, pois estaremos lidando diariamente com cozinhas, materiais e equipamentos inflamáveis. Daí a necessidade de os discentes, que estarão futuramente no mercado de trabalho, liderarem equipes em hotéis e hospitais e saberem como proceder em situações como essa”, disse.

Fernanda Furtado, acadêmica do terceiro período do curso de Turismo, elogiou a ação ocorrida no CCSo.  “A minha família tem um restaurante, e hoje aprendi noções de segurança em relação a incêndios que pretendo implantar lá. Chamou-me atenção um dos casos, em que foi mostrado como a gordura da panela pode ser causadora de um incêndio. Com o que eu aprendi, posso prevenir casos como esse no restaurante”, contou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Rodrigo Bomfim
Última alteração em: 13/06/2018 15:56

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/11/2018

12:35

Docentes de universidades federais nordestinas participarão do IV Colóquio de Matemática SÃO LUÍS – Com temas voltados desde a teoria de grupos de tranças até a dinâmica simbólica, a programação do...

16/11/2018

11:35

Câmpus de Imperatriz sediará o I Simpósio de Sexualidade, Saúde e Cidadania IMPERATRIZ – A turma do quarto período do curso de Enfermagem da UFMA em Imperatriz realizará, entre os dias 21...

16/11/2018

10:45

II Ciclo de Debates sobre Saúde Mental no Ensino Superior ocorrerá entre os dias 19 e 21 deste mês SÃO LUÍS – Com o tema “Universo acadêmico e qualidade de vida”, o II Ciclo de Debates sobre Saúde Mental...

16/11/2018

10:15

VII Fórum de Extensão da UFMA culmina na premiação de 45 trabalhos SÃO LUÍS – Culminando na premiação de 45 trabalhos, o encerramento do Fórum de Extensão da UFMA abordou, na sua...

15/11/2018

13:00

Estudantes da UFMA apresentaram os cursos e novas perspectivas no último dia da Feira de Profissões SÃO LUÍS – A terceira edição da Feira de Profissões da UFMA, que foi encerrada na quarta, 14, no Centro...
Fim do conteúdo da sessão