Pró-reitor de Assistência Estudantil e discentes se reúnem com secretário de Transportes
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pró-reitor de Assistência Estudantil e discentes se reúnem com secretário de Transportes

Publicado em: 25/05/2018

SÃO LUÍS – O pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), João de Deus Mendes, representando a Reitora Nair Portela, e membros do Diretório Central dos Estudantes e da Comissão de Segurança da UFMA se reuniram no final da manhã de hoje, 25, com o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, para discutir e exigir melhorias no transporte público utilizado pela comunidade acadêmica da UFMA.

Entre as reivindicações, o DCE solicitou que o acordo feito em 2015 com a Secretaria fosse cumprido, com aumento da atual frota de seis ônibus para dez da linha 311, e de um da linha 305 para dois, em dias de semana. Os membros também cobraram melhorias e ampliação da frota, com veículos mais novos e seguros para a circulação da comunidade acadêmica, que, segundo dados apresentados, somam de 11 a 12 mil passageiros diários.

“Posso dizer que 90% da principal reclamação dos estudantes da UFMA é em relação ao transporte público e a superlotação nos horários de pico”, afirmou o estudante do curso de Educação Física e secretário geral do DCE, Carlos Augusto Pereira.

O Secretário de Trânsito e Transportes afirmou que mobilizará o aumento da frota já na próxima semana, com atendimento da exigência logo que a manifestação dos caminhoneiros acabe e a crise no abastecimento se normalize. Também declarou que promoverá avaliação dos ônibus da frota 311 e 305 e solicitará a troca de veículos que não apresentarem condições ideais de operação, cuja fiscalização técnica será feita junto com os alunos, durante 30 dias.

“Estamos criando uma comissão que terá estudantes, membros de empresas de transporte e do Ministério Público para abrirmos as planilhas de custos e tornar essas informações acessíveis ao conhecimento de todos. Queremos a colaboração dos alunos da UFMA nessa comissão”, declarou Canindé Barros.

Na equipe do DCE, também esteve presente Wesley “Sid” Vidal, um dos fundadores do grupo Ilha Bus, que, conforme explicou, é formado por uma equipe de autodidatas especialistas em assuntos relacionados a ônibus e serviços de transporte coletivo por esse tipo de veículo. Ele apresentou duas propostas à SMTT, que serão analisadas na próxima semana, em nova reunião, junto com representantes do consórcio que presta serviço de transporte público à UFMA.

Na primeira delas, Vidal sugeriu que a rota da linha 305 fosse ampliada, realizando o tradicional roteiro pelo centro da cidade, mas percorrendo pelos bairros São Francisco, Renascença, passando pela Avenida Jerônimo de Albuquerque até chegar no Terminal da Cohama, retornando pelo mesmo caminho, integrando-se também ao Terminal da Praia Grande. “Essa linha alongada seria uma opção a mais para a população ludovicense e facilitaria o deslocamento da comunidade acadêmica”, explicou.

A segunda proposta do estudante de Engenharia Química da UFMA é a criação de uma linha que ligaria o Câmpus Bacanga com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em percurso que passaria pelo Terminal do São Cristovão, Avenida Guajajaras, Terminal Rodoviário, bairros Alemanha e Monte Castelo, Praça Deodoro, Beira Mar e Terminal da Praia Grande, até chegar à UFMA, onde o veículo retornaria passando pelo João Paulo.

O pró-reitor de Assistência Estudantil considerou a reunião produtiva. “Estamos atentos e viemos intermediar esse encontro. Nós, enquanto UFMA e SMTT, somos instituições parceiras, e considero que manter esses diálogos é importante para melhorarmos esse serviço de transporte prestado à Universidade”, analisou João de Deus.

O discente membro da Comissão de Segurança da UFMA, Aristóteles Lima, ressaltou a expectativa pelo cumprimento do acordo. “Esperamos que o acordo atual seja cumprido. O transporte público foi incluído como um direito fundamental com a Emenda Constitucional número 90, dada à importância de termos esse serviço e com qualidade. Nós, enquanto cidadãos, vamos, sim, fiscalizar”, finalizou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 27/05/2018 12:50

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/11/2018

12:35

Docentes de universidades federais nordestinas participarão do IV Colóquio de Matemática SÃO LUÍS – Com temas voltados desde a teoria de grupos de tranças até a dinâmica simbólica, a programação do...

16/11/2018

11:35

Câmpus de Imperatriz sediará o I Simpósio de Sexualidade, Saúde e Cidadania IMPERATRIZ – A turma do quarto período do curso de Enfermagem da UFMA em Imperatriz realizará, entre os dias 21...

16/11/2018

10:45

II Ciclo de Debates sobre Saúde Mental no Ensino Superior ocorrerá entre os dias 19 e 21 deste mês SÃO LUÍS – Com o tema “Universo acadêmico e qualidade de vida”, o II Ciclo de Debates sobre Saúde Mental...

16/11/2018

10:15

VII Fórum de Extensão da UFMA culmina na premiação de 45 trabalhos SÃO LUÍS – Culminando na premiação de 45 trabalhos, o encerramento do Fórum de Extensão da UFMA abordou, na sua...

15/11/2018

13:00

Estudantes da UFMA apresentaram os cursos e novas perspectivas no último dia da Feira de Profissões SÃO LUÍS – A terceira edição da Feira de Profissões da UFMA, que foi encerrada na quarta, 14, no Centro...
Fim do conteúdo da sessão