Pró-reitor de Assistência Estudantil e discentes se reúnem com secretário de Transportes
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pró-reitor de Assistência Estudantil e discentes se reúnem com secretário de Transportes

Publicado em: 25/05/2018

SÃO LUÍS – O pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), João de Deus Mendes, representando a Reitora Nair Portela, e membros do Diretório Central dos Estudantes e da Comissão de Segurança da UFMA se reuniram no final da manhã de hoje, 25, com o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, para discutir e exigir melhorias no transporte público utilizado pela comunidade acadêmica da UFMA.

Entre as reivindicações, o DCE solicitou que o acordo feito em 2015 com a Secretaria fosse cumprido, com aumento da atual frota de seis ônibus para dez da linha 311, e de um da linha 305 para dois, em dias de semana. Os membros também cobraram melhorias e ampliação da frota, com veículos mais novos e seguros para a circulação da comunidade acadêmica, que, segundo dados apresentados, somam de 11 a 12 mil passageiros diários.

“Posso dizer que 90% da principal reclamação dos estudantes da UFMA é em relação ao transporte público e a superlotação nos horários de pico”, afirmou o estudante do curso de Educação Física e secretário geral do DCE, Carlos Augusto Pereira.

O Secretário de Trânsito e Transportes afirmou que mobilizará o aumento da frota já na próxima semana, com atendimento da exigência logo que a manifestação dos caminhoneiros acabe e a crise no abastecimento se normalize. Também declarou que promoverá avaliação dos ônibus da frota 311 e 305 e solicitará a troca de veículos que não apresentarem condições ideais de operação, cuja fiscalização técnica será feita junto com os alunos, durante 30 dias.

“Estamos criando uma comissão que terá estudantes, membros de empresas de transporte e do Ministério Público para abrirmos as planilhas de custos e tornar essas informações acessíveis ao conhecimento de todos. Queremos a colaboração dos alunos da UFMA nessa comissão”, declarou Canindé Barros.

Na equipe do DCE, também esteve presente Wesley “Sid” Vidal, um dos fundadores do grupo Ilha Bus, que, conforme explicou, é formado por uma equipe de autodidatas especialistas em assuntos relacionados a ônibus e serviços de transporte coletivo por esse tipo de veículo. Ele apresentou duas propostas à SMTT, que serão analisadas na próxima semana, em nova reunião, junto com representantes do consórcio que presta serviço de transporte público à UFMA.

Na primeira delas, Vidal sugeriu que a rota da linha 305 fosse ampliada, realizando o tradicional roteiro pelo centro da cidade, mas percorrendo pelos bairros São Francisco, Renascença, passando pela Avenida Jerônimo de Albuquerque até chegar no Terminal da Cohama, retornando pelo mesmo caminho, integrando-se também ao Terminal da Praia Grande. “Essa linha alongada seria uma opção a mais para a população ludovicense e facilitaria o deslocamento da comunidade acadêmica”, explicou.

A segunda proposta do estudante de Engenharia Química da UFMA é a criação de uma linha que ligaria o Câmpus Bacanga com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em percurso que passaria pelo Terminal do São Cristovão, Avenida Guajajaras, Terminal Rodoviário, bairros Alemanha e Monte Castelo, Praça Deodoro, Beira Mar e Terminal da Praia Grande, até chegar à UFMA, onde o veículo retornaria passando pelo João Paulo.

O pró-reitor de Assistência Estudantil considerou a reunião produtiva. “Estamos atentos e viemos intermediar esse encontro. Nós, enquanto UFMA e SMTT, somos instituições parceiras, e considero que manter esses diálogos é importante para melhorarmos esse serviço de transporte prestado à Universidade”, analisou João de Deus.

O discente membro da Comissão de Segurança da UFMA, Aristóteles Lima, ressaltou a expectativa pelo cumprimento do acordo. “Esperamos que o acordo atual seja cumprido. O transporte público foi incluído como um direito fundamental com a Emenda Constitucional número 90, dada à importância de termos esse serviço e com qualidade. Nós, enquanto cidadãos, vamos, sim, fiscalizar”, finalizou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 27/05/2018 12:50

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/06/2018

17:44

UFMA será beneficiada com editais da Capes que fortalecem a Pós-Graduação no Maranhão SÃO LUÍS – Os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com nota três, têm até o dia...

22/06/2018

17:00

TV ASCOM: Arraial do NIB reúne tradição e lançamento de e-book sobre Bumba Meu Boi São Luís - O Arraial reuniu a comunidade acadêmica em momento lúdico e de manifestação cultural. Na festa, houve o...

21/06/2018

18:15

Evento do curso de Hotelaria da UFMA reúne culinária e sustentabilidade SÃO LUÍS - Alunos do curso de Hotelaria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizarão, no dia 28 de junho,...

21/06/2018

18:15

Expediente amanhã começará às 14 horas, em todos os câmpus SÃO LUÍS - Considerando a Portaria nº 143, de 1º de junho de 2018, do Ministério do Planejamento, que estabelece...

21/06/2018

18:03

Mostra fotográfica no CCH aborda o cotidiano artístico dos estudantes do Mestrado Profissional em Artes SÃO LUÍS - A segunda turma do Mestrado Profissional em Artes da UFMA (Prof-Artes) realiza a mostra “E o vento...
Fim do conteúdo da sessão