Parceria entre UFMA e Prefeitura de Imperatriz capacita 580 candidatos a agentes comunitários
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Parceria entre UFMA e Prefeitura de Imperatriz capacita 580 candidatos a agentes comunitários

Publicado em: 16/04/2018

IMPERATRIZ - Foi ofertado, no Câmpus Imperatriz, entre os dias 9 e 13 de abril, o Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde, que é uma das etapas do processo seletivo pela Prefeitura de Imperatriz para admissão de novos profissionais.  

Ao todo, estão inscritos 580 candidatos, divididos em 10 turmas. As aulas foram ministradas no período matutino por professores dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMA-Imperatriz, com o apoio de acadêmicos. 

O Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde, realizado durante a semana, estabelecido na Lei nº 11.350/2006 é apenas uma das etapas do processo seletivo, que ainda incluiu uma prova escrita sobre o conteúdo, realizada no domingo, 15.  

O agente de saúde tem por atribuição o exercício de atividades preventivas de doenças e promoção da saúde com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às ações e aos serviços de informação, de promoção social e de proteção cidadã, sob supervisão de um gestor.

O professor do curso de Enfermagem Francisco Magalhães explicou sobre a proposta do curso de formação, que é voltado ao aprendizado do futuro agente comunitário na atenção básica de saúde.

“Estamos enfatizando as atribuições e responsabilidades do agente, como ele deve se inserir nesse processo e de que maneira deve ser sua atuação com os outros profissionais, uma vez que o trabalho é feito em equipe”, elucidou o professor.

A Atenção Básica de Saúde (ABS), de acordo com o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atenção e se caracteriza por um conjunto de ações que têm por objetivo desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das comunidades.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Adriana Nogueira, acrescentou que houve uma preocupação em conciliar a carga horária das atividades habituais da Universidade com a capacitação dos candidatos.

“Organizamos a logística para a capacitação desses 580 candidatos em dez turmas, durante toda a semana. Houve o envolvimento de vários professores dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFMA, então organizamos uma escala para não atrapalhar o calendário acadêmico e realizar a capacitação satisfatoriamente”, destacou.

O diretor de Centro do Câmpus Imperatriz, Daniel Duarte, ressaltou a importância da contrapartida da instituição em parcerias com a Prefeitura de Imperatriz.

“A universidade tende a dar uma contrapartida à Prefeitura em forma de capacitação. É uma parceria que temos com o município: eles ofertam as vagas de estágio aos nossos alunos da área da saúde e nós cedemos o espaço físico da instituição e realizamos esse tipo de ação, quando necessário”, acrescentou.

A convocação final dos agentes de saúde está prevista ainda para o mês de abril, segundo edital da Prefeitura. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Lucas Milhomem e Sarah Dantas
Última alteração em: 16/04/2018 16:38

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/03/2019

20:38

IV MARAPET discute os desafios do ensino superior no Maranhão SÃO LUÍS – “Educação, inclusão e inovação: desafios contemporâneos para o ensino superior no Maranhão”. Esse foi o tema do...

22/03/2019

18:40

Festival Guarnicê de Cinema recebe mais de 600 filmes inscritos para a seleção SÃO LUÍS - O audiovisual está em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção...

22/03/2019

18:12

Soundpainting: técnica que movimenta estudantes de Teatro SÃO LUÍS – O Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão realizou, entre os dias 19 e 22 de...

22/03/2019

14:34

UFMA informa sobre dificuldades dos calouros em retirar o cartão de meia passagem SÃO LUÍS – Devido à nova mudança no sistema de emissão das carteiras de meia passagem da prefeitura de São...

22/03/2019

14:07

Workshop sobre Doenças Crônicas e Negligenciadas será realizado neste mês SÃO LUÍS – Entre os dias 28 e 30 de março, será realizado o Workshop: Doenças Crônicas e Negligenciadas, no...
Fim do conteúdo da sessão