Eficiência de serviços voltados ao idoso em bairros de São Luís é catalogada em mapeamento
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Eficiência de serviços voltados ao idoso em bairros de São Luís é catalogada em mapeamento

Publicado em: 16/04/2018

SÃO LUÍS – Foram apresentados, na última sexta, 13, os resultados do Mapeamento da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, projeto que trata sobre a real eficiência dos serviços prestados por órgãos públicos voltados à população idosa que vive na capital maranhense. A reunião de exposição dos resultados ocorreu na Cidade Universitária e contou com a presença da reitora Nair Portela.

O projeto é coordenado pelo professor Rafael de Abreu Lima, associado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, em conjunto com o Comitê de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI), e contou com o apoio de diversos órgãos públicos que oferecem suporte ao idoso e alunos colaboradores.

Procedimento e campo de atuação

A principal metodologia empregada nesse levantamento é a utilização das redes de atenção, uma nova forma de administrar iniciativas afetadas por escassez de recursos e obstáculos sociais. Ambos são considerados as falhas mais recorrentes dos sistemas de atenção que oferecem serviços para a população.

Mapeamento

Foram mapeadas as redes de atenção de todos os sete Distritos Sanitários da Saúde (DS) da capital: Bequimão, Centro, Cohab, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Tirirical e Vila Esperança, cada um com o número total de habitantes e idosos residentes, bem como a delimitação de área e o total de bairros agregados. Todos os resultados obtidos em campo serão transformados em um guia explicativo.

Origem

Rafael explica que o mapeamento surgiu da necessidade de organizar melhor a rede e saber quais serviços eram prestados pelo município e pelo estado para a população idosa na cidade. A pesquisa em campo durou aproximadamente seis meses, começando em outubro de 2016 e terminando em abril de 2017. Não houve financiamento.

“Fomos a uma reunião com várias instituições em 2016 e alguns órgãos municipais formalizaram esse trabalho conosco. Uma parte dos trabalhos foi feita por alunos, sendo que a outra parte foi levantada pelo CVPI”, explicou.

"Satisfação em planejar e ver concluído"

A reitora Nair Portela se surpreendeu com o resultado e espera que o guia seja amplamente divulgado como suporte ao idoso. “Estamos muitos satisfeitos com o que foi apresentado. Pensei que veria somente o resultado de um distrito, mas fui surpreendida com o trabalho completo. Isso é muito bom, é uma satisfação planejar e ver o projeto concluído”, disse.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Rodrigo Bomfim
Última alteração em: 16/04/2018 16:43

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/03/2019

20:38

IV MARAPET discute os desafios do ensino superior no Maranhão SÃO LUÍS – “Educação, inclusão e inovação: desafios contemporâneos para o ensino superior no Maranhão”. Esse foi o tema do...

22/03/2019

18:40

Festival Guarnicê de Cinema recebe mais de 600 filmes inscritos para a seleção SÃO LUÍS - O audiovisual está em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção...

22/03/2019

18:12

Soundpainting: técnica que movimenta estudantes de Teatro SÃO LUÍS – O Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão realizou, entre os dias 19 e 22 de...

22/03/2019

14:34

UFMA informa sobre dificuldades dos calouros em retirar o cartão de meia passagem SÃO LUÍS – Devido à nova mudança no sistema de emissão das carteiras de meia passagem da prefeitura de São...

22/03/2019

14:07

Workshop sobre Doenças Crônicas e Negligenciadas será realizado neste mês SÃO LUÍS – Entre os dias 28 e 30 de março, será realizado o Workshop: Doenças Crônicas e Negligenciadas, no...
Fim do conteúdo da sessão