Jean-Yves Mollier abre série de palestras em Colóquio Internacional
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Jean-Yves Mollier abre série de palestras em Colóquio Internacional

Publicado em: 16/04/2018

SÃO LUÍS – Dedicado à história da imprensa, do livro, da edição e das práticas de leitura na França, o docente Jean-Yves Mollier abriu, em palestra em sua língua nativa, as discussões do Colóquio Internacional “O transnacional, o nacional e o local na cultura material escolar no Maranhão para além dos manuais escolares e dos métodos de leitura”, que ocorreu na manhã de hoje, 16, no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA.

Segundo o coordenador do Colóquio, César Castro, o evento inaugura uma série de palestras sobre o trabalho desenvolvido no Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras (Nedhel).

“O evento é uma forma de não apenas divulgar as pesquisas do Nedhel, mas sistematizar os estudos desenvolvidos entre o grupo de estudos e a equipe francesa do professor Mollier sobre a história do livro, das leituras e das bibliotecas no Maranhão”, contou Castro.

Sobre o francês Jean-Yves Mollier ser um dos principais expoentes do Colóquio, o coordenador César Castro destacou que Mollier já desenvolve trabalhos muito importantes junto ao Nedhel. “Ele traz para a discussão a questão das fontes para a história do livro, da leitura e das bibliotecas e também os métodos dos manuais escolares franceses, considerando que o país foi e ainda é o grande berço da história do livro, da leitura e das bibliotecas”, analisou Castro.

A programação do evento conta com as conferências do professor Mollier e apresentações de trabalhos. A estudante de Biblioteconomia e integrante do Nedhel, Mayra Cabral, apresentará um recorte da sua monografia, na qual retrata a imprensa liceísta na Primeira República.

“O Colóquio é importante para divulgar o resultado das pesquisas sobre a desconstrução da história e dos agentes envolvidos e resgatar os sujeitos historicamente silenciados no meio, como os estudantes, bibliotecários e os políticos que ajudaram a fomentar essas instituições no Maranhão”, frisou Mayra.

Saiba mais

O evento seguirá até o dia 17 de abril e é promovido pelos programas de pós-graduação em Educação da UFMA e da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica da UFMA e pelos Departamentos de Biblioteconomia e de Educação I e II, por meio do Nedhel e pela Embaixada da França no Brasil.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Ramayana Mendes
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 16/04/2018 16:47

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

21/09/2018

19:30

UFMA recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 70 anos do curso de Enfermagem SÃO LUÍS - Para celebrar os 70 anos do Curso de Enfermagem, completados este ano, a Câmara Municipal de São...

21/09/2018

18:13

Catorze programas da UFMA são contemplados no PROCAD-Amazônia 2018 SÃO LUÍS - Foi divulgado, nesta sexta-feira, 21, o resultado preliminar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia),...

21/09/2018

17:24

NTI realizará, nesse fim de semana, manutenção nos sistemas de gestão SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que fará manutenção e aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão...

21/09/2018

17:14

Projeto "UFMA na estrada" oferta cursos de alfabetização midiática no Sul do Maranhão IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, inicia, no próximo dia 28, o projeto de...

21/09/2018

16:41

Projeto "Escrevendo pela Empatia", desenvolvido por docente do Colun, é destaque em Concurso Nacional SÃO LUÍS - Melhorar a educação pública brasileira é um desafio constante para profissionais e instituições que compõem o cenário...
Fim do conteúdo da sessão