PROAES divulga editais de concessão de bolsas e auxílios estudantis para o semestre 2018.1
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PROAES divulga editais de concessão de bolsas e auxílios estudantis para o semestre 2018.1

Publicado em: 23/03/2018

SÃO LUÍS - Estão abertas, até o dia 20 de abril, as inscrições para o Auxílio Acadêmico – Odontologia, e para os demais auxílios e bolsas para o semestre vigente: Auxílio Transporte; Auxílio Alimentação – Restaurante Universitário; Auxílio Alimentação – Prestação Pecuniária; Auxílio Moradia Estudantil; Auxílio Moradia Estudantil - Prestação Pecuniária; Bolsa Permanência; Bolsa Foco Acadêmico; e o recém lançado Auxílio Creche.

O pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), João de Deus Mendes, concedeu entrevista à Assessoria de Comunicação da UFMA, esclarecendo algumas dúvidas que podem surgir durante o processo de inscrição e seleção dos estudantes para as respectivas bolsas e auxílios.

ASCOM: Para quem é direcionada a concessão das bolsas e auxílios?

João de Deus: As bolsas são direcionadas a todos os alunos da Universidade Federal do Maranhão em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

ASCOM: Como esses alunos podem se inscrever nas bolsas oferecidas pela Universidade?

JD: Eles devem se inscrever nos editais por meio do site da UFMA, acessando o SIGAA e preenchendo o questionário do Cadastro Único. Baseado nas perguntas, será gerado um ranking de classificação em ordem crescente de vulnerabilidade socioeconômica, e, a partir daí, eles serão chamados para apresentar a documentação. Então é fundamental que tudo o que for informado lá seja verídico, pois, se não for, ele será automaticamente desclassificado.

ASCOM: Após a classificação e a entrega dos documentos de comprovação, quais os próximos passos?

JD: Após a inscrição e a entrega da documentação, é feita a análise na Proaes pelas assistentes sociais e, depois que os dados forem comprovados, serão convocados para assinar o termo de compromisso, para só então terem direito ao recebimento das bolsas ou auxílios.

ASCOM: O que é o período de recurso previsto nos editais?

JD: É um momento do nosso calendário que, quando você se esquece de entregar algum documento, você pode entrar com recurso e anexar alguma documentação que, por acaso, tenha esquecido ou tenha errado.

ASCOM: Qual a importância da publicação desses editais de auxílio aos discentes?

JD: Os auxílios, as bolsas e os programas que nós temos na Proaes são um direito do aluno e são fundamentais para a permanência dele aqui. Não adianta apenas ingressar na universidade, é importante que o aluno permaneça aqui e, principalmente, complete seu percurso formativo. Esse é o objetivo central da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

ASCOM: Como esses programas e bolsas, mais precisamente o programa Foco Acadêmico, estimulam os alunos?

JD: Nessa percepção de que a assistência não é a mera concessão de um auxílio financeiro, nós lançamos o Foco Acadêmico, que tem o objetivo de aproximar os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos grupos de pesquisa, grupos de extensão e demais programas de ensino. Entendemos que aproximar os alunos desses grupos é a certeza de que terão uma excelente formação.

Os editais de bolsa e auxílios podem ser acessados no site da PROAES e no Edital para Concessão de Auxílio Creche para o Semestre Letivo 2018.1.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Tatiane Raquel
Última alteração em: 09/04/2018 12:00

Arquivo anexo

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/03/2019

20:38

IV MARAPET discute os desafios do ensino superior no Maranhão SÃO LUÍS – “Educação, inclusão e inovação: desafios contemporâneos para o ensino superior no Maranhão”. Esse foi o tema do...

22/03/2019

18:40

Festival Guarnicê de Cinema recebe mais de 600 filmes inscritos para a seleção SÃO LUÍS - O audiovisual está em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção...

22/03/2019

18:12

Soundpainting: técnica que movimenta estudantes de Teatro SÃO LUÍS – O Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão realizou, entre os dias 19 e 22 de...

22/03/2019

14:34

UFMA informa sobre dificuldades dos calouros em retirar o cartão de meia passagem SÃO LUÍS – Devido à nova mudança no sistema de emissão das carteiras de meia passagem da prefeitura de São...

22/03/2019

14:07

Workshop sobre Doenças Crônicas e Negligenciadas será realizado neste mês SÃO LUÍS – Entre os dias 28 e 30 de março, será realizado o Workshop: Doenças Crônicas e Negligenciadas, no...
Fim do conteúdo da sessão