Câmpus Imperatriz implanta coleta seletiva com a Secretaria do Meio Ambiente e a Ascamari
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Câmpus Imperatriz implanta coleta seletiva com a Secretaria do Meio Ambiente e a Ascamari

Publicado em: 13/03/2018

IMPERATRIZ - Na contramão dos números apresentados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em 2017, os quais apontam que 75% dos rejeitos produzidos nas regiões Norte e Nordeste do país são descartados de forma inadequada, o Câmpus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão firmou uma parceria na quinta-feira, 8, com a Secretaria de Meio Ambiente do Município e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), para a implantação da coleta seletiva no Câmpus Centro e Câmpus Bom Jesus.

A iniciativa une os principais agentes responsáveis pela mudança de hábito da sociedade com relação à educação e ao serviço em prol dos cuidados com o meio ambiente. Além de incentivar os acadêmicos e servidores da Universidade a realizarem o descarte correto nas lixeiras devidamente identificadas, a iniciativa pretende também conscientizar a população do município sobre os impactos ambientais.

O diretor do Câmpus Imperatriz, Daniel Duarte, explicou que essa conscientização deve começar dentro da instituição. “Ao repassar esse conhecimento e essa cultura para nossos servidores e alunos, ele será replicado para a comunidade, que só tem a ganhar. Então nós vamos começar dando exemplo. Se conseguirmos conscientizar as pessoas, e é um papel da Universidade fazer isso, conseguiremos ter um ambiente ecologicamente mais adequado”, avaliou.

Para Maria da Paz Alves de Sousa, membra do grupo de apoio da Ascamari, a importância das parcerias está principalmente em prevenir possíveis problemas em toda a estrutura da cidade. “Em vez desse material ficar jogado correndo o risco de ir para dentro dos riachos, ele será recolhido e levado para um lugar adequado, onde será tratado”, explicou.

Segundo o diretor de departamento da coleta seletiva da Prefeitura de Imperatriz, Jairo Santana, firmar parcerias é um ponto determinante para que o projeto caminhe bem. “Neste momento, a parceria é importante porque cria a cultura para evitar desperdícios. E a maior beneficiada é a associação, porque resíduo gera renda para essas famílias, então a iniciativa se torna muito importante na mudança de cultura”, pontuou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuará no projeto oferecendo capacitação aos servidores, alunos e, em especial, aos funcionários terceirizados responsáveis pela limpeza dos câmpus. Além disso, a Prefeitura será responsável por planejar a logística de coleta.

Materiais Recicláveis

Estão incluídos como materiais recicláveis pela Ascamari: embalagens PET (refrigerantes, óleo, entre outros), papéis, papelões, madeiras e ferros, que são encontrados com facilidade nos dois câmpus da UFMA.

Cronograma de ações

14/03 às 14h30 - Apresentação do Projeto de Coleta Seletiva aos calouros do Câmpus Bom Jesus

15/03 às 09h - Capacitação da equipe de limpeza do Câmpus Centro

15/03 às 11h - Capacitação da equipe de limpeza do Câmpus Bom Jesus

15/03 às 19h30 - Apresentação do Projeto de Coleta Seletiva aos calouros do Câmpus Centro

21/03 - Início da Coleta


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Ariel Rocha
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Leiliane de Araújo
Última alteração em: 14/03/2018 09:08

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/06/2018

17:44

UFMA será beneficiada com editais da Capes que fortalecem a Pós-Graduação no Maranhão SÃO LUÍS – Os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com nota três, têm até o dia...

22/06/2018

17:00

TV ASCOM: Arraial do NIB reúne tradição e lançamento de e-book sobre Bumba Meu Boi São Luís - O Arraial reuniu a comunidade acadêmica em momento lúdico e de manifestação cultural. Na festa, houve o...

21/06/2018

18:15

Evento do curso de Hotelaria da UFMA reúne culinária e sustentabilidade SÃO LUÍS - Alunos do curso de Hotelaria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizarão, no dia 28 de junho,...

21/06/2018

18:15

Expediente amanhã começará às 14 horas, em todos os câmpus SÃO LUÍS - Considerando a Portaria nº 143, de 1º de junho de 2018, do Ministério do Planejamento, que estabelece...

21/06/2018

18:03

Mostra fotográfica no CCH aborda o cotidiano artístico dos estudantes do Mestrado Profissional em Artes SÃO LUÍS - A segunda turma do Mestrado Profissional em Artes da UFMA (Prof-Artes) realiza a mostra “E o vento...
Fim do conteúdo da sessão