UFMA dá boas-vindas a mais de mil calouros em recepção no Centro Pedagógico Paulo Freire
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA dá boas-vindas a mais de mil calouros em recepção no Centro Pedagógico Paulo Freire

Publicado em: 13/03/2018

SÃO LUÍS – Na segunda-feira, 12, a Universidade Federal do Maranhão deu as boas-vindas a mais de mil calouros em duas cerimônias realizadas no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, marcando oficialmente o início do semestre 2018.1.

Foram várias atividades de acolhimento, como a recepção musical feita pelos alunos do curso de Música, junto com a professora Brasilena Gottschall, a apresentação de vídeos institucionais, a apresentação de grupos religiosos que atuam na Universidade, informes sobre serviços de utilidade acadêmica, mesa com a gestão superior da UFMA e palestra com a professora Cacilda Cavalcantti, do Departamento de Educação II.

A palestra, que teve como tema “A educação superior no século XXI: entre os interesses mercadológicos e de formação humana”, problematizou a formação acadêmica para além do mercado de trabalho, frisando o papel social do profissional. Para a palestrante Cacilda Cavalcantti, foi um momento oportuno.

“Acho relevante sensibilizar o olhar dos nossos calouros neste momento inicial. Busquei chamar atenção para o fato de que o exercício desta profissão e essa formação na Universidade não podem considerar apenas o mercado, mas também sua função social”, comentou.

A programação deste ano contou ainda com estandes de exposição dos centros acadêmicos e pró-reitorias da UFMA, que ficaram à disposição dos calouros no hall do Centro Pedagógico Paulo Freire, promovendo contato mais direto e prestando esclarecimentos sobre o funcionamento da Universidade e suas possiblidades.

Gabriel Coelho, calouro do curso de Física, contou que está animado com a chegada à universidade. Para ele, a recepção foi um momento importante, que gerou um sentimento de confiança e expectativas no ingresso deste novo mundo.

“Estou muito satisfeito com toda a atenção que recebi por parte dos veteranos, dos professores e da direção da Universidade. Saio daqui ciente de todas as possibilidades que terei nesta casa, que será meu lar pelos próximos quatro anos”, comemorou.

A reitora Nair Portela, que assistiu à cerimônia, comentou o momento e reforçou sua mensagem de acolhimento. “Esperamos que eles explorem seus espaços na instituição e que, ao final de seus cursos, deem uma resposta à sociedade. Desejo a todos uma excelente caminhada”, declarou.

Baixe aqui as fotos da recepção dos calouros 2018.1


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Ramayana Mendes
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Marcus Elicius
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Suellen Sullivan
Última alteração em: 13/03/2018 15:21

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/06/2018

17:44

UFMA será beneficiada com editais da Capes que fortalecem a Pós-Graduação no Maranhão SÃO LUÍS – Os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com nota três, têm até o dia...

22/06/2018

17:00

TV ASCOM: Arraial do NIB reúne tradição e lançamento de e-book sobre Bumba Meu Boi São Luís - O Arraial reuniu a comunidade acadêmica em momento lúdico e de manifestação cultural. Na festa, houve o...

21/06/2018

18:15

Evento do curso de Hotelaria da UFMA reúne culinária e sustentabilidade SÃO LUÍS - Alunos do curso de Hotelaria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizarão, no dia 28 de junho,...

21/06/2018

18:15

Expediente amanhã começará às 14 horas, em todos os câmpus SÃO LUÍS - Considerando a Portaria nº 143, de 1º de junho de 2018, do Ministério do Planejamento, que estabelece...

21/06/2018

18:03

Mostra fotográfica no CCH aborda o cotidiano artístico dos estudantes do Mestrado Profissional em Artes SÃO LUÍS - A segunda turma do Mestrado Profissional em Artes da UFMA (Prof-Artes) realiza a mostra “E o vento...
Fim do conteúdo da sessão