Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Jogos de tabuleiro estimulam reflexões sociais e a transdisciplinaridade no Design

Publicado em: 22/02/2018

SÃO LUÍS - Iniciativas tomadas em sala de aula de forma eficiente tendem a causar nos alunos reflexões e debates sobre a realidade em que vivem, possibilitando que tenham um olhar crítico e opinem em relação aos problemas da sociedade. Esse é um dos conceitos da transdisciplinaridade, que utiliza diversas disciplinas para tornar amplo o entendimento de um assunto.

Desde 2015, a principal ferramenta da professora Raquel Noronha, do curso de Design, para inserir em sala questões como método de ação, pesquisa e interação é a cartografia.

Até o momento, a docente ministrou seis turmas da disciplina Projeto Gráfico II utilizando o método cartográfico. Essa metodologia está presente em diversos campos de saberes, como a antropologia, geografia, marketing, psicologia e ciências sociais. Mas por que utilizar a cartografia em sala de aula?

Auxílio à didática

Segundo a professora Raquel, essa metodologia possibilita melhor compreensão didática, além de gerar experiência para os alunos de sua disciplina.

“A cartografia permite que a informação complexa conviva numa peça gráfica, e mais que isso: visualmente, ela apresenta essa complexidade, mas também proporciona aos nossos alunos que se lancem em campo, que aprendam a olhar a realidade, a modelar esse olhar para ver o diferente e o inusitado, e que se sintam capazes de interferir, colocar o seu ponto de vista, causar impacto”, explicou.

Os temas

O resultado se mostra eficiente em sala de aula: Raquel frisou que, em cada turma, havia uma peculiaridade vivenciada no cotidiano e que foi implantada em sala de aula por meio de jogos e debates.

“Já trabalhamos com o tema violência, produção artesanal e empoderamento feminino e arte na cidade”, contou. O tempo da pesquisa etnográfica e da construção cartográfica dura em torno de um semestre, acrescentou a docente.

A construção de jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são ferramentas utilizadas na disciplina da professora Noronha para pensar a antropologia por meio do design. Os alunos vão a campo para entender a realidade de seus interlocutores e inseri-la no jogo de tabuleiro.

O projeto é avaliado e levado para a comunidade de origem do tema, levando práticas de ensino, pesquisa e extensão. Ao final, a experiência obtida por meio dos jogos é traduzida a uma das cartografias.

Renda-se

Um dos jogos produzidos em sala de aula foi o “Renda-se”, paródia do famoso jogo de tabuleiro Banco Imobiliário. O jogo discorreu sobre o posicionamento de vendas das rendeiras da Raposa, retratando locais que podem servir como pontos estratégicos de vendas para as rendeiras, como na Feirinha Benedito Leite, o Corredor das Rendeiras e diversos shoppings da capital.

O jogo também adiciona situações fictícias que possam interferir na venda de produtos da rendeira. Um dos diversos casos que podem acontecer durante o jogo é a personagem perder uma rodada por ter que levar um parente fictício a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), deixando de cumprir um dia de trabalho, situação que de fato pode ser vivenciada por uma artesã na realidade.

Influência do marketing

Um dos alunos de Projeto Gráfico II, Ferdinan Silva de Sousa, contou que o trabalho exigia a abordagem dos quatro pontos principais do marketing: produto, preço, praça e promoção.

“A minha equipe ficou com parte do produto, e começamos a sugerir novos produtos, formas de produção e venda visando alcançar o consumidor local e o turista. Nosso principal objetivo foi causar uma reflexão nas artesãs e fizemos isso muito bem”, revelou.

Reflexão crítica

A professora Raquel Noronha destacou que pensar sobre o processo de produção e recepção de artefatos sempre fez parte de sua abordagem de pesquisa, ligada à contemporaneidade.

“Percebi que existem iniciativas inovadoras e originais dentro da filosofia do Design que utilizam a cartografia como um problema da área, como, por exemplo, a questão da construção de uma informação complexa e como dar visibilidade a ela. O designer foi relegado, por muitos anos, a um papel dentro do processo produtivo em que era um finalizador: ele construía a forma de um conteúdo. No design participativo e colaborativo, o designer, assim como os sujeitos do projeto, são atores. Todos constroem o conteúdo, que é a matéria com a qual será projetada”, explanou.

Veja também: Aluna de Design produz cartografia que aborda o assédio contra mulheres e crimes de gênero


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcos Paulo
Revisão: Jáder Cavalcante
Fotos: Rodrigo Bomfim; Arquivo Pessoal/Raquel Noronha
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Rodrigo Bomfim
Última alteração em: 22/02/2018 17:13

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão