UFMA e Secretaria de Imperatriz discutem parcerias em projetos de empreendedorismo e inovação
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA e Secretaria de Imperatriz discutem parcerias em projetos de empreendedorismo e inovação

As iniciativas visam beneficiar a comunidade acadêmica e a sociedade com ações estratégicas para desenvolver a economia local em diversos setores

Publicado em: 19/01/2018

IMPERATRIZ – Em reunião na última quinta-feira, 18, o diretor do Câmpus da UFMA em Imperatriz, Daniel Duarte, e docentes da instituição receberam a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz (Sedec), Eduardo Soares Sousa, e sua equipe para estreitar os laços e firmar parcerias na área de empreendedorismo e inovação.

Na ocasião, foram discutidos projetos que possam ser implementados na comunidade como forma de incentivo ao empreendedor individual em diversos setores, por meio do Conselho de Empreendedorismo e Inovação, do qual a Universidade Federal do Maranhão faz parte.

Um dos projetos já articulados, durante a reunião, foi a proposta de divulgação de perfis de empreendedores imperatrizenses, que deverão ser produzidos em parceria com o curso de Comunicação Social – Jornalismo.

Os projetos serão conduzidos pelo Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação (CMEI), vinculado à Sedec por meio do Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação (SMEI) e amparados na Lei 1.680, criada em julho de 2017.

De acordo com o diretor do CCSST-Imperatriz, Daniel Duarte Costa, as ações de incentivo, além de contribuir com a formação do acadêmico, podem estreitar os laços entre universidade e sociedade. “Com a criação da lei de incentivo às inovações tecnológicas no município, foi concedido para a Universidade um assento no Conselho, o que nos possibilita propor projetos nessas áreas de forma que a comunidade será a maior beneficiada, fortalecendo, assim, a integração entre a Universidade, o município e a sociedade local”, diz.

O secretário Eduardo Sousa Soares explica que os primeiros passos são de grande importância para o bom desempenho do projeto. “Primeiro a gente celebra convênio com a instituição de ensino, e a partir daí são desenvolvidos projetos com o corpo docente e depois os discentes. O que está em evidência é o projeto com o curso de Jornalismo, onde será possível divulgar dentro de Imperatriz os aspectos positivos em relação à inovação e ao empreendedorismo", explica.

Segundo a professora do curso de Ciências Contábeis e membra representante da UFMA no CMEI, Eliene Cristina Barros Ribeiro, a parceria é de fundamental importância para o bom desenvolvimento de atividades dentro e fora da UFMA. “Nós vamos levar projetos que possam ser implementados em diversos setores da cidade, por exemplo, alimentos e startups. Os projetos desenvolvidos na UFMA, ou que os professores queiram desenvolver, serão levados para discussão, e o Conselho selecionará os que têm a maior viabilidade. Por causa dos impedimentos legais da UFMA, muitas vezes ficamos presos ao desenvolver projetos precisando de apoio, e com essa parceria será mais fácil”, conclui.

O Conselho

Criado em julho de 2017 no setor do Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação-SMEI, o Conselho é formado por membros de instituições relevantes da sociedade, entre as quais a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Startup Imperatriz, UFMA, UEMASUL, IFMA, FIEMA, FAPEMA, SEBRAE, Ministério Público Estadual, OAB, as universidades e faculdades privadas do município, entre outros agentes envolvidos no ecossistema de inovação.

O Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação tem por objetivo articular estrategicamente atividades nos setores público e privado que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento do empreendedorismo e inovação em prol da municipalidade, bem como construir canais e instrumentos qualificados de apoio para o desenvolvimento de um empreendedorismo cada vez mais econômico, social e sustentável.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos
Fotos: Leiliane de Araújo
Lugar: Câmpus de Imperatriz
Fonte: Leiliane de Araújo
Última alteração em: 22/01/2018 14:49

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

25/05/2018

18:11

Câmpus São Bernardo sediará o I Encontro de Turismo Cultural do Baixo Parnaíba SÃO BERNARDO - O curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, câmpus São Bernardo, em parceria com o Grupo...

25/05/2018

18:00

RÁDIO ASCOM - Encontro debate a história da educação no estado SÃO LUÍS – Debater a história da escola: métodos, disciplinas e currículos é tema do 11º Encontro Maranhense de História...

25/05/2018

17:00

Pró-reitor de Assistência Estudantil e discentes se reúnem com secretário de Trânsito e Transportes SÃO LUÍS – O pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), João de Deus Mendes, representando a Reitora Nair Portela, e membros...

25/05/2018

16:22

Estão abertas as submissões de trabalhos para a nova edição da Revista Bibliomar SÃO LUÍS – Estão abertas, até o dia 10 de junho, as submissões de trabalhos para a Revista Bibliomar, publicação...

25/05/2018

16:06

Primeira edição do Comunicom tem início na segunda, 28, e celebra o mês do comunicador SÃO LUÍS - O Diretório Acadêmico de Comunicação Social – Gestão Unir, em parceria com o Departamento de Comunicação Social...
Fim do conteúdo da sessão