Alunas do curso de Administração da UFMA são condecoradas com o Prêmio Ser Humano 2017
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Alunas do curso de Administração da UFMA são condecoradas com o Prêmio Ser Humano 2017

Publicado em: 12/01/2018

SÃO LUÍS – A Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Maranhão (ABRH – MA) premia anualmente as melhores práticas em gestão de pessoas no estado, com a entrega do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia (PSH). Na edição de 2017, as alunas Nicole Meireles Guimarães (já graduada) e Andreia Lima dos Santos (em fase de conclusão), do curso de Administração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), levaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugares na modalidade acadêmica.  

A modalidade premia trabalhos de caráter técnico ou científico referentes à gestão de pessoas e produzidos por alunos de graduação ou pós-graduação. No Maranhão, o PSH está em sua terceira edição. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu durante o IX Congresso de Gestão de Pessoas do Maranhão, realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2017, no auditório da FIEMA.

Nicole Meireles Guimarães, atriz e administradora graduada pela UFMA, conquistou o primeiro lugar com o trabalho “Profissionais da Indústria Criativa: o desenvolvimento das carreiras artísticas em São Luís - MA”, que foi o tema do trabalho de conclusão de curso e que objetivou compreender as ações, os fatores e as fronteiras que permeiam o desenvolvimento das carreiras artísticas da indústria criativa em São Luís do Maranhão, bem como investigar os principais motivos que resultam na escolha pela carreira profissional no mesmo setor.

“Entre a literatura sobre carreira, estudos têm sido desenvolvidos para entender melhor as fronteiras, ou balizas, das carreiras nas indústrias criativas”, declarou Nicole. No entanto, segundo a autora, esses estudos ainda são escassos quando pesquisados na capital maranhense. “Este trabalho visa contribuir para o entendimento de como se desenvolvem as carreiras da indústria criativa ludovicense”, completou.

Produtora cultural e atriz profissional, Nicole realizou a pesquisa que serviu de base para seu trabalho de conclusão de curso, em duas etapas. Primeiro, uma etapa qualitativa (estudo piloto), na qual coletou dados que embasaram a construção do questionário da etapa quantitativa. Foram entrevistados sete artistas, em um estudo piloto, e, posteriormente, foi aplicado um questionário a outros 107 artistas maranhenses. Assim, foi possível levantar questões como renda, sexo, faixa etária e analisar tendências evidenciadas na pesquisa. O trabalho foi orientado pela professora e coordenadora do curso de Administração da UFMA, Adriana de Lima Reis Araújo.

Já a estudante Andreia Lima dos Santos, que ficou com o segundo lugar na categoria, foi premiada pelo trabalho "Sistema de Seleção por Gestão de Competência Baseado em Métricas e Análise Gráfica - Proposto para Startup Infortask”, que indica um sistema de gestão por competência e análise de métricas por Excel.

O estudo foi apresentado como Projeto de Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso à banca do curso de Administração da UFMA, para futura elaboração de TCC da mesma pesquisa. A orientação do trabalho foi da professora Amanda Aboud de Andrade, também do Departamento de Administração da Universidade.

Para a orientadora e coordenadora do curso de Administração, Adriana Araújo, o Prêmio Ser Humano é um estímulo ao pensamento criativo e serve para identificar novos talentos. “O PSH revela-se um instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e à identificação de novos talentos”, afirmou. 

Saiba +

Instituído pela ABRH-Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia (PSH) se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O nome da premiação faz uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Brasil e grande articulador para o reconhecimento da área de Recursos Humanos como estratégica nas organizações.

Presidente da ABRH-Brasil na década de 1970, por duas gestões consecutivas, Oswaldo Checchia faleceu em 1997, aos 77 anos. Membro-fundador da associação e da ABRH-SP, ele participou, em sua gestão, da criação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ao lado do então ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto. Checchia também presidiu a Federacion Interamericana de Asociaciones de Gestion Humana (FIDAGH) e foi vice-presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA).  Sua carreira profissional, uma trajetória de 60 anos, inclui a gerência de RH em empresas como Grupo Industrial Santista, Telefunken do Brasil e Rhodia, tendo recebido várias premiações, entre elas, o Georges Petipas Memorial Awards, concedido pela WPFMA, e o Premio Oscar Alvear, da FIDAGH.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante e Debora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Ascom
Última alteração em: 15/01/2018 14:45

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/07/2018

17:33

Estudante de Biblioteconomia publica conto literário em livro que será lançado na 25ª Bienal, em SP SÃO LUÍS - O estudante Pedro Corrêa, do 7º período do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, publica o...

19/07/2018

16:30

RÁDIO ASCOM - HU-UFMA desenvolve tratamento inédito no Maranhão SÃO LUÍS - O Hospital Universitário (HU) realiza procedimento que reduz o tamanho do tumor hepático. Acompanhe também: Universidade Federal...

19/07/2018

16:00

TV ASCOM: HU-UFMA realiza procedimento inédito na rede pública do Maranhão São Luís - Denominado quimioembolização de tumor hepático, o procedimento endovascular minimamente invasivo foi realizado pela primeira vez na rede...

19/07/2018

13:00

RÁDIO ASCOM - UFMA abre vagas para bolsa permanência indígena e quilombola SÃO LUÍS - Abertas as inscrições de bolsa permanência destinada a alunos quilombolas e indígenas. Confira também nesta edição: último...

19/07/2018

12:25

UFMA participará com a apresentação de trabalhos científicos no IV Encontro Nacional da SCLB SÃO LUÍS – Em comemoração aos 30 anos da Fundação da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB), será realizada,...
Fim do conteúdo da sessão