Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

VIII Sesuped discute estágio curricular sob a perspectiva da diversidade

Publicado em: 12/01/2018

SÃO LUÍS – Como parte da programação do VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia (Sesuped), ocorreu, na tarde de quinta-feira, 11, na Cidade Universitária Dom Delgado, a palestra “O lugar do estágio sob uma perspectiva curricular para a diversidade”, ministrada pelos professores Ieda Fátima da Silva, da Universidade Estadual da Bahia; Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho e Rosenverck Estrela Santos, ambas da UFMA.     

Em consonância com a temática do evento, “O lugar do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: a Escola e os Sistemas Educacionais como interlocutores”, a palestra discutiu a perspectiva da alteridade, da educação especial e da epistemologia, além da questão da diversidade dentro das escolas.

A professora Ieda Fátima, por exemplo, contrapôs semelhanças e diferenças como um exercício para enxergar o outro. E provocou: “Como podemos pensar dessa perspectiva se o estágio às vezes não entra na categoria dos semelhantes, entra na categoria dos diferentes? Não há outro caminho senão o da luta social pelo combate ao preconceito”.

Já Mariza Borges trouxe a educação especial como um elemento fundamental nessa causa, lembrando seu caráter inclusivo. A professora trouxe um resgate histórico das políticas educativas de inclusão dos alunos com necessidades especiais.  

“Pensar o estágio desse ponto é preocupar-se com a formação desses professores, embora existam especialistas nessa área. O curso de Pedagogia caminha com essa preocupação de amparar minimamente seus alunos”, comentou.

Por fim, o professor Rosenverck Estrela encerrou o debate fazendo uma crítica ao que ele denominou de “conhecimento dominante”, como uma referência ao conhecimento puramente eurocêntrico.

Para ele, existe perigo em achar que apenas aquilo que é produzido na Europa pode explicar nossa realidade.

“Precisamos descolonizar a mente, construir conhecimento próprio e pôr fim a este epistemicídio. Esta prática começa no estágio, pois ele diz muito sobre a vida docente desse aluno”, instigou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante e Debora Santos
Fotos: Marcus Elicius
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Suellen Sullivan
Última alteração em: 12/01/2018 17:51

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão