VIII Sesuped discute estágio curricular sob a perspectiva da diversidade
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

VIII Sesuped discute estágio curricular sob a perspectiva da diversidade

Publicado em: 12/01/2018

SÃO LUÍS – Como parte da programação do VIII Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia (Sesuped), ocorreu, na tarde de quinta-feira, 11, na Cidade Universitária Dom Delgado, a palestra “O lugar do estágio sob uma perspectiva curricular para a diversidade”, ministrada pelos professores Ieda Fátima da Silva, da Universidade Estadual da Bahia; Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho e Rosenverck Estrela Santos, ambas da UFMA.     

Em consonância com a temática do evento, “O lugar do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas: a Escola e os Sistemas Educacionais como interlocutores”, a palestra discutiu a perspectiva da alteridade, da educação especial e da epistemologia, além da questão da diversidade dentro das escolas.

A professora Ieda Fátima, por exemplo, contrapôs semelhanças e diferenças como um exercício para enxergar o outro. E provocou: “Como podemos pensar dessa perspectiva se o estágio às vezes não entra na categoria dos semelhantes, entra na categoria dos diferentes? Não há outro caminho senão o da luta social pelo combate ao preconceito”.

Já Mariza Borges trouxe a educação especial como um elemento fundamental nessa causa, lembrando seu caráter inclusivo. A professora trouxe um resgate histórico das políticas educativas de inclusão dos alunos com necessidades especiais.  

“Pensar o estágio desse ponto é preocupar-se com a formação desses professores, embora existam especialistas nessa área. O curso de Pedagogia caminha com essa preocupação de amparar minimamente seus alunos”, comentou.

Por fim, o professor Rosenverck Estrela encerrou o debate fazendo uma crítica ao que ele denominou de “conhecimento dominante”, como uma referência ao conhecimento puramente eurocêntrico.

Para ele, existe perigo em achar que apenas aquilo que é produzido na Europa pode explicar nossa realidade.

“Precisamos descolonizar a mente, construir conhecimento próprio e pôr fim a este epistemicídio. Esta prática começa no estágio, pois ele diz muito sobre a vida docente desse aluno”, instigou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante e Debora Santos
Fotos: Marcus Elicius
Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Suellen Sullivan
Última alteração em: 12/01/2018 17:51

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/07/2018

17:33

Estudante de Biblioteconomia publica conto literário em livro que será lançado na 25ª Bienal, em SP SÃO LUÍS - O estudante Pedro Corrêa, do 7º período do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão, publica o...

19/07/2018

16:30

RÁDIO ASCOM - HU-UFMA desenvolve tratamento inédito no Maranhão SÃO LUÍS - O Hospital Universitário (HU) realiza procedimento que reduz o tamanho do tumor hepático. Acompanhe também: Universidade Federal...

19/07/2018

16:00

TV ASCOM: HU-UFMA realiza procedimento inédito na rede pública do Maranhão São Luís - Denominado quimioembolização de tumor hepático, o procedimento endovascular minimamente invasivo foi realizado pela primeira vez na rede...

19/07/2018

13:00

RÁDIO ASCOM - UFMA abre vagas para bolsa permanência indígena e quilombola SÃO LUÍS - Abertas as inscrições de bolsa permanência destinada a alunos quilombolas e indígenas. Confira também nesta edição: último...

19/07/2018

12:25

UFMA participará com a apresentação de trabalhos científicos no IV Encontro Nacional da SCLB SÃO LUÍS – Em comemoração aos 30 anos da Fundação da Sociedade de Cultura Latina do Brasil (SCLB), será realizada,...
Fim do conteúdo da sessão