ATENÇÃO: Aluno precisa responder o questionário do Estudante para participar do Enade
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

ATENÇÃO: Aluno precisa responder o questionário do Estudante para participar do Enade

Publicado em: 07/11/2017

SÃO LUÍS - Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 já podem - e devem - preencher o Questionário do Estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento faz um levantamento do perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

O conceito Enade reúne alguns elementos que contribuem para a avaliação qualitativa tanto das instituições quanto dos cursos. Esses elementos são compostos pela prova, questionário de percepção da prova e o questionário do estudante. O questionário ao discente, por sua vez, engloba questões de ordem socioeconômicas, que são importantes para o MEC construir políticas públicas voltadas para a educação superior e questões acerca da infraestrutura do curso, as possibilidades que a instituição ofereceu para atuação do aluno no mercado de trabalho e a organização didático-pedagógica do corpo docente.

As respostas dadas ao questionário do estudante correspondem a 15% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um índice avaliador que o próprio Ministério da Educação utiliza para fins das políticas regulatórias. Segundo o procurador Institucional Educacional da UFMA, Romildo Sampaio, o CPC é o indicador utilizado para o próprio funcionamento do curso. “Cursos com CPC insuficientes, que não atenderam parâmetros mínimos de qualidade vão sofrer um processo de supervisão do MEC. Esse é um parâmetro também utilizado na distribuição de recursos para as instituições. No caso das particulares, isso influencia nos recursos para financiamento estudantil (Fies) e Prouni”, destacou.

É importante destacar que o aluno concluinte é obrigado a responder o Questionário do Estudante. “Se o aluno não responder ao questionário, mesmo que compareça ao dia da prova, ainda assim estará em situação irregular com o Enade e não poderá colar grau”, destacou Romildo.

O questionário fica disponível até o dia da prova, 26 de novembro, porém é necessário que o estudante atualize seu cadastro no portal do Inep e responda as questões com antecedência, pois o cartão com local de prova depende das informações contidas no questionário. O aluno evita também possíveis problemas com a instabilidade do site.

Neste ano, 1160 alunos concluintes foram convocados para o Enade. A UFMA vem realizando ações ano após ano para preparar docentes e discentes para o exame. O procurador Institucional Educacional afirma que as ações se iniciaram em fevereiro, envolvendo os coordenadores dos cursos que serão avaliados com reuniões a respeito do Enade.

Ao longo do ano, essas reuniões se estendem aos professores e alunos e culminam no dia da prova, com o acolhimento dos participantes nos locais de prova. “Estamos no terceiro ano consecutivo em que, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino, a Procuradoria Institucional, os coordenadores e professores, recebemos os alunos e os apoiamos, distribuindo kits com água mineral, barra de cereal e caneta preta. Assim demonstramos para eles o envolvimento da instituição nesse processo”, contou.

No ano de 2017, o Enade será instrumento de avaliação do Ciclo Azul, que engloba 31 cursos da UFMA, dos Câmpus São Luis, Chapadinha, Imperatriz, Codó e Bacabal. O aluno que tiver alguma dúvida em relação ao Enade, pode recorrer ao auxílio dos seguintes núcleos:

- Coordenação do curso;

- Procuradoria Educacional e Instituicional, localizada no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), ou pelo telefone 3237-8748;

- Pró-Reitoria de Ensino, na Divisão de Graduação e Estágio Curricular (Digec) 3272-8745;

- Atendimento oficial do Enade, pelo número 0800 616161.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Carina Andrade
Última alteração em: 07/11/2017 17:05

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/10/2018

16:41

Curso de Relações Públicas lança a 15ª edição da newsletter MERCADO RP SÃO LUÍS – Desde 2008, os estudantes do 4º período do Curso de Comunicação Social, habilitação Relações Públicas da Universidade...

16/10/2018

16:22

Abertas as inscrições para monitoria do VII Fórum de Extensão SÃO LUÍS – Estão abertas as inscrições para monitoria do VII Fórum de Extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),...

16/10/2018

14:30

Conheça o Projeto Lençóis, que leva energia para comunidades afastadas por meio de microrredes SÃO LUÍS – Promovendo nos dias 25 e 26 o II Seminário de Microrredes Inteligentes, o Instituto de Energia...

16/10/2018

12:25

Abertas as inscrições para monitoria da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã SÃO LUÍS - Estão abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para monitoria da XIII Conferência Brasileira de...

16/10/2018

12:10

Iniciada a quarta edição da SENGE, o maior evento de engenharia do Maranhão SÃO LUÍS – Teve início, na tarde desta segunda-feira, 15, a VI Semana de Engenharia do Maranhão (Senge), maior evento...
Fim do conteúdo da sessão