II Seminário de Gênero, Memória e Identidade celebrará os 15 anos do grupo GENI
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

II Seminário de Gênero, Memória e Identidade celebrará os 15 anos do grupo GENI

Publicado em: 14/09/2017

SÃO LUÍS - Em comemoração aos seus 15 anos, o Grupo de Gênero e Identidade (Geni) da Universidade Federal do Maranhão realizará o II Seminário de Gênero, Memória e Identidade. Para ministrar um minicurso, a solenidade contará com a palestrante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carla Rodrigues. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 22 de setembro, no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas (CCH).

Com o intuito de fortalecer uma tradição de debates acerca dos estudos de gênero e do pensamento de autoras importantes para sua consolidação no Estado, a programação do evento será voltada ao compartilhamento de experiências dentro do Geni e será encerrada com uma mesa-redonda sobre a tradição dos estudos de gênero no Maranhão.  

Quanto ao minicurso “Derrida, differénce e desconstrução”, ministrado pela professora Carla Rodrigues (UFRJ), o objetivo é fazer uma introdução ao pensamento do filósofo franco-argelino Jacques Derrida, considerando sua trajetória e suas influências, em busca da elucidação de questões relacionadas à desconstrução. Assim, o minicurso é norteado pelo seguinte questionamento: “Afinal, o que (não) é desconstrução?”.

A inscrição do minicurso custa R$ 20 e estão sendo feitas por meio do endereço eletrônico grupogeniufma@gmail.com.

O Geni está promovendo, ainda, um concurso para a construção de uma nova logo em comemoração aos 15 anos do grupo. As propostas poderão ser enviadas até amanhã, dia 15, e a marca vencedora será premiada com um certificado e um livro do Geni.

Para mais informações acesse o blog do Geni.

Saiba mais

O Geni foi criado em 2001, mas iniciou atividades, efetivamente, em 2002, com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas nas áreas de gênero, sexualidade, corporalidades, memória e identidade.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e ao Departamento de Sociologia e Antropologia, o grupo é coordenado pela professora Sandra Maria Nascimento Sousa.

Atualmente, o grupo desenvolve pesquisas e trabalhos sobre gênero na perspectiva de entender os possíveis engendramentos que moldam e reproduzem referências identitárias de gênero, ao mesmo tempo que enfoca outras configurações que anunciam possibilidades, fraturas e rompimentos com os modelos estabelecidos baseados na dicotomia masculino-feminino.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Maiara Pacheco
Última alteração em: 14/09/2017 13:27

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/01/2018

18:08

Começa nesta terça-feira, 23, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada SÃO LUÍS - Começa a partir desta terça-feira, 23, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu, que prevê...

22/01/2018

11:50

Curso de Noções sobre Análise Físico-Química e Microbiológica de Alimentos abre nova turma SÃO LUÍS - O curso de Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão abriu inscrições para uma nova turma para...

22/01/2018

11:05

Docente e alunos do curso de Relações Públicas lançam a 43ª edição da revista RP Alternativo SÃO LUÍS - A equipe da disciplina de "Produção de Revista Institucional" do curso de Relações Públicas da Universidade Federal...

19/01/2018

17:16

UFMA e Secretaria de Imperatriz discutem parcerias em projetos de empreendedorismo e inovação IMPERATRIZ – Em reunião na última quinta-feira, 18, o diretor do Câmpus da UFMA em Imperatriz, Daniel Duarte, e docentes...

19/01/2018

14:20

RÁDIO ASCOM – Conheça a importância da prática regular de atividades físicas SÃO LUÍS - No Cidade Universitária de hoje (19): saiba como manter a saúde em dia por meio da prática...
Fim do conteúdo da sessão