Nove cursos da UFMA recebem menção honrosa pela excelente avaliação no ENADE
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Nove cursos da UFMA recebem menção honrosa pela excelente avaliação no ENADE

Publicado em: 12/09/2017

SÃO LUÍS – Entre os nove cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2016), a Universidade Federal do Maranhão obteve cem por cento de avaliações positivas. Em comemoração ao excelente desempenho, o Conselho Universitário (Consun) realizou uma sessão especial nesta manhã, 12, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI), para uma menção honrosa em reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição.

Na solenidade, a reitora Nair Portela atribuiu a excelência do resultado ao trabalho de toda a comunidade universitária. “A UFMA reconhece e parabeniza o desempenho de todos nessa conquista inédita, ressaltando o trabalho coletivo de coordenações, departamentos, pró-reitorias e estudantes no êxito da avaliação de qualidade dos cursos de graduação”, parabenizou.

Dos cursos avaliados: Serviço Social e Enfermagem, ambos do câmpus de São Luís, obtiveram nota máxima, 5, e foram considerados excelentes. Os cursos de Enfermagem, câmpus Imperatriz; Farmácia, Nutrição e Odontologia, câmpus São Luís, obtiveram conceito “muito bom”, o que equivale à nota 4; e os cursos de Medicina, câmpus São Luís; Agronomia e Zootecnia, câmpus de Chapadinha, receberam nota 3, relativa ao conceito “bom” no Enade.

Para o diretor do câmpus de chapadinha, José Maria Rezende, o sentimento é de gratidão pelo desempenho dos professores da UFMA. “Este momento é para agradecer o trabalho árduo e o empenho dos professores em seus cursos e ressaltar, também, o número elevado de doutores e mestres que a universidade detém, culminando em um trabalho de excelência”, pontuou.

A coordenadora do curso de Odontologia, Rosana Casanovas, ressaltou o ensino como fator principal nessa conquista. Ela afirmou que “A coordenação sempre buscou o melhor possível em termo de recursos metodológicos para atualizarmos a forma de passar o conteúdo de uma forma mais sólida, prazerosa e acessível para o estudante”.

Na ocasião, ainda foram homenageados os cursos avaliados pelo Guia do Estudante, um dos indicadores de referência de qualidade dos cursos de graduação do País. O procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, pontuou que o resultado também é fruto de um trabalho realizado em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino.

 “Gostaria de ressaltar o trabalho da Pró-Reitoria de Ensino, que é planejado todo início de ano, repassando estratégias, realizando reuniões, planejando o acolhimento de alunos para a prova do Enade, contando com a participação dos coordenadores para explicar e sensibilizar os alunos para a importância da prova”, disse Sampaio.

Para a pró-reitora de ensino, Dourivan Câmara, o sucesso conquistado representa o triunfo das instituições públicas mesmo diante de uma crise que assola o país. “Este evento é uma homenagem aos esforços de todos que pensam alternativas para ajudar os estudantes a desenvolver a sua formação da melhor forma possível, e os resultados renovam na Universidade o desejo, a vontade e o ânimo para continuarmos na luta e vencermos os desafios que as universidades públicas enfrentam”, finalizou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Rosana de Oliveira
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Maiara Pacheco
Última alteração em: 12/09/2017 17:41

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/01/2018

17:16

UFMA e Secretaria de Imperatriz discutem parcerias em projetos de empreendedorismo e inovação IMPERATRIZ – Em reunião nessa quinta-feira, 18, o diretor do câmpus da UFMA, em Imperatriz, Daniel Duarte, e docentes da...

19/01/2018

14:20

RÁDIO ASCOM – Conheça a importância da prática regular de atividades físicas SÃO LUÍS - No Cidade Universitária de hoje (19): saiba como manter a saúde em dia por meio da prática...

19/01/2018

11:50

Pesquisa vencedora do Prêmio Fapema 2017 aborda a síndrome metabólica SÃO LUÍS - Em meio a tantas dificuldades e desafios que permeiam o processo de desenvolvimento de uma pesquisa, o...

18/01/2018

18:41

Estudantes de Jornalismo elaboraram um guia literário sobre escritores de Imperatriz IMPERATRIZ - Motivados a valorizar e divulgar a literatura de Imperatriz, os estudantes do curso de Comunicação Social com habilitação...

18/01/2018

13:55

Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito realizaram ações de intervenção social IMPERATRIZ – A educação ao longo da vida se baseia em quatro pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver...
Fim do conteúdo da sessão