Guia do Estudante avalia 44 cursos da UFMA como bons, muito bons e excelentes
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Guia do Estudante avalia 44 cursos da UFMA como bons, muito bons e excelentes

Publicado em: 31/08/2017

SÃO LUÍS – De 27, em 2016, para 44, em 2017: esse é o salto na quantidade de cursos “estrelados” que Universidade Federal do Maranhão obteve na avaliação do Guia do Estudante este ano. No total, a UFMA teve 28 cursos classificados com “Bom” (três estrelas), 15 com “Muito Bom” (quatro estrelas) e um com “Excelente” (cinco estrelas). É a maior quantidade de estrelas conquistadas pela Universidade entre todas as avaliações realizadas pelo GE.

Editado há 25 anos pela Editora Abril, o Guia é um dos indicadores de referência de qualidade dos cursos de graduação do País e analisou este ano os cursos de licenciatura, fato novo em relação às edições anteriores, e de bacharelado. Disponível nas bancas de revista a partir do dia 16 de setembro.

Os cursos da UFMA foram avaliados com as notas 5, em Licenciatura em Física, e 4, no bacharelado em Administração, licenciatura em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e em Ciências Sociais, bacharelado em Enfermagem, Jornalismo (São Luís e Imperatriz), Nutrição, licenciaturas em Pedagogia e em Química, e bacharelados em Relações Públicas, Serviço Social e Turismo.

Com três estrelas, aparecem os cursos de bacharelado em Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, licenciatura em Educação Física, bacharelado em Engenharia Elétrica, Farmácia, licenciatura em Filosofia, bacharelado e licenciatura em Geografia, licenciatura em História, Letras, Matemática, bacharelado em Medicina, Oceanografia, Odontologia, Psicologia, Química, Rádio e TV, e licenciatura em Teatro, além dos cursos de bacharelado em Agronomia e Zootecnia, e de licenciatura em Ciências Biológicas, do câmpus de Chapadinha e dos bacharelados em Enfermagem, Engenharia de Alimentos e licenciaturas em Pedagogia, do Câmpus de Imperatriz.

O procurador educacional institucional da UFMA, Romildo Sampaio, ressaltou que a Universidade Federal do Maranhão é a instituição maranhense com o maior número de cursos bem-avaliados pelo Guia do Estudante. “É um crescimento que acompanhamos desde 2014 e, claro, passa pelo maior envolvimento das coordenações no envio das informações. De certa forma, ratifica a qualidade da Universidade em termos de qualidade do corpo docente, da infraestrutura física, da organização didático-pedagógica dos cursos, então esse resultado positivo não nos surpreende porque sabemos que podemos ir cada vez mais longe”, afirmou o procurador educacional institucional.

A pró-reitora de Ensino, Dourivan Câmara, demonstrou muita satisfação com o destaque da Universidade no GE. “É uma prova de que, apesar do contingenciamento e dos cortes orçamentários, a UFMA está viva, com o empenho dos professores e das coordenações em garantir a qualidade de ensino. É uma alegria ver o engajamento de todos”, ressaltou.

Saiba mais

O envio de informações ao GE pelas coordenações da UFMA e pelo Procurador Institucional teve início em dezembro de 2016 e foi até fevereiro de 2017. Nesta edição, foram levantadas informações de mais de 30 mil cursos em todo o Brasil.

O Guia do Estudante analisa critérios como corpo docente, projeto pedagógico, produção científica, infraestrutura, inserção no mercado de trabalho, internacionalização, atividades de extensão e ofertas de cursos de pós-graduação. As informações são analisadas por mais de sete mil pareceristas, entre professores, gestores, pesquisadores e diretores de RH de grandes empresas. 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Luciano Santos
Última alteração em: 01/09/2017 14:19

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/09/2017

21:25

Série "O Dia em que Nos Tornamos Terroristas" estreia nessa terça, às 22h15, na TV UFMA SÃO LUÍS - É daqui a pouco: a série maranhense "O Dia Em Que Nos Tornamos Terroristas" estreia na programação...

19/09/2017

18:53

"Comunicação Organizacional no contexto do Folkmarketing" é tema de discussão SÃO LUÍS - Teve início nesta terça-feira, 19, o evento “Cultura nas mãos: contexto e estratégias de folkmarketing”, que traz...

19/09/2017

18:43

Aberta a II edição da Feira das Profissões da Universidade Federal do Maranhão SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão, por meio da pró-reitoria de Ensino, PROEN, realizou na tarde desta terça-feira,...

19/09/2017

18:33

UFMA fará audiência pública para discutir critérios de comprovação da identidade indígena SÃO LUÍS – A Pró-Reitora de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Edital 158/2017, convida a...

19/09/2017

16:50

TV ASCOM: Cerimônia de Colação de Grau referente ao primeiro semestre de 2017 SÃO LUÍS - Estudantes de 19 cursos dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde, Exatas e Tecnológicas, Humanas e Sociais...
Fim do conteúdo da sessão