Curso de Direito do Câmpus de Imperatriz realiza ação para comemorar o Dia do Advogado
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Curso de Direito do Câmpus de Imperatriz realiza ação para comemorar o Dia do Advogado

Publicado em: 11/08/2017

IMPERATRIZ – Em comemoração ao dia do advogado, celebrado em 11 de agosto, alunos membros do Centro Acadêmico do curso de Direito (Cajado) e professores da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, realizaram na quinta-feira, 10, uma ação para orientar as pessoas sobre a profissão, no Imperial Shopping.

Como uma mostra das atividades realizadas pelo profissional da área do Direito, os alunos ofereceram um balcão de atendimento para tirar as dúvidas sobre direito do trabalho, civil, familiar, penal e do consumidor. A ação também dava oportunidade para a resolução ou encaminhamento de conflitos para os órgãos competentes.

O evento foi direcionado a todos os visitantes do shopping. Segundo o coordenador do Cajado, Jefferson Sobral, a ação, entre outros objetivos, visou dar mais visibilidade ao curso e explorar a aprendizagem do aluno. “A função do pré-evento em comemoração ao dia do advogado é também mostrar um pouco do que a gente faz dentro da universidade, para os alunos mostrarem as experiências que têm dentro do curso, além de aproximar da população o curso e a universidade”, relatou.

Durante a programação, o advogado, professor e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas de Direito da UFMA, Arthur Rocha, ministrou a palestra "Papel do Advogado: oportunidades frente ao mercado de trabalho", em que convidou o público a conhecer um pouco mais sobre sua experiência e o atual cenário em que o profissional pode trabalhar.

O objetivo da palestra, segundo o professor, foi tornar as informações sobre a profissão cada vez mais acessíveis à população, orientando principalmente sobre a advocacia preventiva, uma vez que o cenário atual do Brasil tem chamado a atenção para a prevenção de possíveis conflitos, seja no setor público, seja no privado. “O advogado é fundamental para dirimir as controvérsias, por isso é preciso falar sobre as possibilidades não só de resolver os problemas judicialmente, mas por outros meios de resolução de conflitos”, disse o professor.

Ele ressaltou que a área do direito tem amplo leque de possibilidades. “A carreira do advogado não se restringe àquele profissional que atua no fórum, existe o que trabalha preventivamente, desempenhando a advocacia preventiva”, completou.

O profissional da área, atraído pelos altos salários, ainda tem a possibilidade de prestar concurso público, com cargos como defensoria pública, magistrado, procuradoria e docência. “A maioria das pessoas que procuram o curso de Direito tem por alvo um concurso, mas, além disso, podem também, por exemplo, trabalhar no campo acadêmico, como no meu caso, pois estou atuando como professor há muitos anos”, acrescentou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Leiliane de Araújo
Última alteração em: 14/08/2017 12:57

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/10/2017

13:25

Nova eleição do Colégio Universitário para diretor geral ocorre no dia 30 de outubro  SÃO LUÍS – Ocorrerá, no dia 30, um novo processo eleitoral do Colégio Universitário (Colun) para o cargo de diretor...

18/10/2017

18:52

Grupo Entrecena recebe prêmio de melhor espetáculo em São Paulo SÃO PAULO – Entre os dias 9 e 15 de outubro, os estudantes do grupo de teatro Entrecena, do Colégio...

18/10/2017

18:34

O papel da mulher na sociedade medieval é tema de minicurso realizado na Universidade SÃO LUÍS - O minicurso “Casamento, amor e desejo”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, por meio do grupo...

18/10/2017

18:29

Roda de conversa, em Imperatriz, discutirá os 27 anos do ECA IMPERATRIZ - O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completou 27 anos no dia 13 de julho de...
Fim do conteúdo da sessão