Curso de Direito do Câmpus de Imperatriz realiza ação para comemorar o Dia do Advogado
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Curso de Direito do Câmpus de Imperatriz realiza ação para comemorar o Dia do Advogado

Publicado em: 11/08/2017

IMPERATRIZ – Em comemoração ao dia do advogado, celebrado em 11 de agosto, alunos membros do Centro Acadêmico do curso de Direito (Cajado) e professores da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus Imperatriz, realizaram na quinta-feira, 10, uma ação para orientar as pessoas sobre a profissão, no Imperial Shopping.

Como uma mostra das atividades realizadas pelo profissional da área do Direito, os alunos ofereceram um balcão de atendimento para tirar as dúvidas sobre direito do trabalho, civil, familiar, penal e do consumidor. A ação também dava oportunidade para a resolução ou encaminhamento de conflitos para os órgãos competentes.

O evento foi direcionado a todos os visitantes do shopping. Segundo o coordenador do Cajado, Jefferson Sobral, a ação, entre outros objetivos, visou dar mais visibilidade ao curso e explorar a aprendizagem do aluno. “A função do pré-evento em comemoração ao dia do advogado é também mostrar um pouco do que a gente faz dentro da universidade, para os alunos mostrarem as experiências que têm dentro do curso, além de aproximar da população o curso e a universidade”, relatou.

Durante a programação, o advogado, professor e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas de Direito da UFMA, Arthur Rocha, ministrou a palestra "Papel do Advogado: oportunidades frente ao mercado de trabalho", em que convidou o público a conhecer um pouco mais sobre sua experiência e o atual cenário em que o profissional pode trabalhar.

O objetivo da palestra, segundo o professor, foi tornar as informações sobre a profissão cada vez mais acessíveis à população, orientando principalmente sobre a advocacia preventiva, uma vez que o cenário atual do Brasil tem chamado a atenção para a prevenção de possíveis conflitos, seja no setor público, seja no privado. “O advogado é fundamental para dirimir as controvérsias, por isso é preciso falar sobre as possibilidades não só de resolver os problemas judicialmente, mas por outros meios de resolução de conflitos”, disse o professor.

Ele ressaltou que a área do direito tem amplo leque de possibilidades. “A carreira do advogado não se restringe àquele profissional que atua no fórum, existe o que trabalha preventivamente, desempenhando a advocacia preventiva”, completou.

O profissional da área, atraído pelos altos salários, ainda tem a possibilidade de prestar concurso público, com cargos como defensoria pública, magistrado, procuradoria e docência. “A maioria das pessoas que procuram o curso de Direito tem por alvo um concurso, mas, além disso, podem também, por exemplo, trabalhar no campo acadêmico, como no meu caso, pois estou atuando como professor há muitos anos”, acrescentou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Leiliane de Araújo
Última alteração em: 14/08/2017 12:57

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

13/12/2017

16:11

Celebração Natalina da UFMA será realizada no Auditório Central, às 16:30h SÃO LUÍS- Em decorrência das chuvas, a celebração natalina, que ocorreria na Praça Central, foi transferida para o Auditório Central,...

13/12/2017

12:45

I Mostra da LappRP da UFMA expõe aspectos da liga acadêmica de relações públicas à comunidade SÃO LUÍS – Foi realizada na terça-feira, 12, na Praça Oito do Centro de Ciências Sociais (CCSo), a I Mostra...

13/12/2017

11:30

Cantata e espetáculo teatral são destaques da programação de natal nesta quarta, 13 SÃO LUÍS – O clima do Natal contagia a Universidade Federal do Maranhão, que está repleta de shows musicais e...

13/12/2017

09:13

Docente do Câmpus de Grajaú defende tese sobre memória e identidade sertaneja no Sul do MA GRAJAÚ - “Ser e viver o sertão: memória e identidade sertaneja no sul do Maranhão (1950-2017)”, esse foi o tema que...

12/12/2017

20:50

Docente da PUC Minas fará palestra sobre a versatilidade do comunicador no mercado SÃO LUÍS - O Grupo de Pesquisa em Relações Públicas Internacionais (C3PR/UFMA) e a Associação Brasileira de Relações Públicas –...
Fim do conteúdo da sessão