Audiência discute a bonificação nas notas do Enem a estudantes de escolas maranhenses
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Audiência discute a bonificação nas notas do Enem a estudantes de escolas maranhenses

Publicado em: 22/06/2017

IMPERATRIZ – Em audiência pública promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem, realizada na manhã de terça-feira, 20, na Câmara Municipal dos Vereadores de Imperatriz, foi discutida a proposta de bonificação nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a estudantes oriundos de escolas maranhenses para ingresso na Universidade Federal do Maranhão.

A bonificação é uma proposta de acréscimo, entre 10% e 20%, nas notas do Enem para alunos que tenham estudado em escolas maranhenses que queiram ingressar na UFMA. A proposta, liderada pelo deputado Marco Aurélio, tem como objetivo valorizar os estudantes da região, garantindo que as vagas dos cursos, em sua maioria, sejam ocupadas por estudantes do Maranhão.

O diretor de Centro da UFMA em Imperatriz, Daniel Duarte, disse que o Conselho de Centro tem interesse no projeto. “A UFMA é autônoma em suas ações positivas, e o Conselho de Centro tem interesse em levar ao Conselho Universitário tal proposta, pois a bonificação é uma ação viável”, avaliou.

Representando a reitora Nair Portela, o professor e assessor de Internacionalização, Allan Kardec, disse que a administração superior trabalhará para a aprovação dessa bonificação ainda este ano. “Nós temos que defender a nossa universidade, temos que ter a responsabilidade de usar os recursos públicos. De 40 alunos de Medicina, 15 pediram transferência para voltar para o seu estado, trazendo prejuízo, pois é um dos cursos mais caros que temos”, apontou o professor.

Por ser uma questão bastante questionada, o ex-juiz de Direito, Márlon Reis, explica que a proposta está amparada pela Constituição. “Quando um grupo social composto pelos cidadãos de determinada região está em desvantagem em relação a outros moradores de outras regiões, é preciso equilibrar tais desigualdades por meio de políticas afirmativas, como a bonificação nas notas do Enem, pois um dos fundamentos da Constituição é a superação dessas desigualdades regionais. É uma medida plenamente constitucional, válida, e que pode ser adotada”, destacou.

Para o estudante e presidente do Grêmio Estudantil do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Ítalo Chagas, a discussão tem total apoio dos estudantes secundaristas da cidade. “Nós merecemos e temos direito a essa bonificação, pois vai garantir graduar cidadãos que residem no Maranhão, fazendo com que o conhecimento e o trabalho desses novos profissionais ajudem no desenvolvimento do nosso estado", disse.

A mesa foi presidida pelo deputado estadual Marco Aurélio e composta pelo diretor de Centro do Câmpus de Imperatriz, Daniel Duarte; o assessor de Internacionalização, Allan Kardec, representando a reitora da UFMA, Nair Portela; os coordenadores de cursos da UFMA em Imperatriz, Ana Lígia Barros (Medicina), Carlos Claudino (Jornalismo), Gabriel Araújo (Direito), Karla Bianca (Pedagogia); pelos deputados, Roberto Costa, Deoclides Macedo, Sergio Vieira, Antônio Pereira e Wellington do Curso; pela reitora da UEMASul, Elizabeth Nunes; e pelo ex-juiz de Direito, Márlon Reis. 

A bonificação

A proposta de acrescentar uma porcentagem na nota do Enem para estudantes maranhenses é uma medida constitucional que já está sendo adotada em outras universidades do país, como na Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), entre outras.

Segundo dados mais atualizados, dos 249 alunos matriculados no curso de Medicina em Imperatriz, apenas 42 alunos são do Sul do Maranhão, e a maioria é originária de outras regiões do país. Quase metade dos matriculados oriundos de outra região se transferiram para outras universidades do país.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Jéssica Torres
Última alteração em: 26/06/2017 14:39

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

16/10/2017

17:50

PROAES realizará I Ciclo de Debates sobre a Saúde Mental no Ensino Superior, em novembro SÃO LUÍS - Ocorrerá entre os dias 7 a 9 de novembro, o I Ciclo de Debates sobre Saúde Mental...

16/10/2017

17:29

Câmpus de Balsas sedia a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia BALSAS - Será realizado entre os dias 23 e 29 de outubro, na cidade de Balsas-MA, a 14ª Semana Nacional...

16/10/2017

13:00

Festival Maranhense de Coros será aberto nessa terça, às 19h, no Convento das Mercês SÃO LUÍS – Nessa terça-feira, 17, será aberto do 37º Festival Maranhense de Coros (Femaco), um espetáculo de vozes que...

14/10/2017

23:37

15 de Outubro: Feliz dia dos Professores SÃO LUÍS - Paulo Freire afirma que "a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do...

12/10/2017

17:20

TV ASCOM: Serviços odontológicos são oferecidos gratuitamente pela UFMA São Luís – O curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão disponibiliza atendimentos a toda a comunidade acadêmica e...
Fim do conteúdo da sessão