Sônia Almeida e Andrea Menescal lançam livros na Academia Maranhense de Letras
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Sônia Almeida e Andrea Menescal lançam livros na Academia Maranhense de Letras

Publicado em: 07/06/2017

SÃO LUÍS – A escritora Sônia Almeida, professora do Departamento de Letras, lançará no dia 22 de junho, às 19h, na Academia Maranhense de Letras - AML, os livros “A língua e a árvore: uma herança com chão e tempo” e “Palavras herdadas: sobre o Português como língua de herança”. Nesse último, ela divide a autoria com Andréa Menescal. Ambos são editados pela Editora da UFMA – EDUFMA.

Titular da cadeira nº 20 na AML, Sônia Almeida ressaltou aspectos relevantes das obras para o entendimento da língua portuguesa. “Agregar a informação do português brasileiro como língua de herança, trazendo para o aluno, em especial para os estudantes do curso de Letras, a relação entre língua e sociedade. E fazer, também, uma reflexão linguística acessível sobre o que é a relação do homem com essa língua, possibilitando a difusão do português brasileiro”.

A obra “Palavras herdadas: sobre o Português como língua de herança” começou a tomar forma a partir de uma pesquisa realizada pela autora sobre o ensino de português fora do Brasil, no período em que estava fazendo seu pós-doutorado na Ruhr Universitat Bochum (Alemanha). A autora foi percebendo a oportunidade de trabalhar os conceitos linguísticos da língua portuguesa em uma experiência que ela descreve como “uma existência brasileira em novo processo de identificação”. 

Apesar de a temática ser a mesma nos dois livros ― o português como língua de herança ―, a abordagem se difere em ambos no trato da linguagem. “Palavras Herdadas” é mais científico, com o objetivo de identificar como a língua brasileira é tratada por seus usuários, indicado para ser trabalhado dentro da academia. Enquanto “A língua e a árvore: uma herança com chão e tempo”, apresenta em sua estrutura, segundo a autora, “ritmos, sons, expectativas, ansiedades e silêncios de uma brasilidade que precisa ser tocada”.

Os livros também serão lançados em Brasília, no mês de agosto, no 1° Congresso Mundial de Línguas de Herança, e, em setembro, no Consulado Geral do Brasil na Alemanha.

Saiba mais

Sônia Almeida possui graduação e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Ruhr Universitat Bochum (Alemanha). É professora permanente do Mestrado em Letras da UFMA. Foi pró-reitora de Ensino da mesma universidade, de 2011 a 2013, é poetisa e membro da Academia Maranhense de Letras e do Conselho Estadual de Educação do Maranhão. Tem publicações poético-literárias e científicas.

Andréa Menescal é formada em Relações Internacionais, com especialização em Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É criadora e coordenadora da Mala de Herança, um projeto de ensino e fortalecimento do Português como Língua de Herança e cocriadora do Centro de Informação e Apoio sobre Educação Bilíngue ― Português como Língua de Herança (CIAEB-POLH) e do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante e Débora Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Nathália Ribeiro
Última alteração em: 07/06/2017 21:47

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/10/2017

13:25

Nova eleição do Colégio Universitário para diretor geral ocorre no dia 30 de outubro  SÃO LUÍS – Ocorrerá, no dia 30, um novo processo eleitoral do Colégio Universitário (Colun) para o cargo de diretor...

18/10/2017

18:52

Grupo Entrecena recebe prêmio de melhor espetáculo em São Paulo SÃO PAULO – Entre os dias 9 e 15 de outubro, os estudantes do grupo de teatro Entrecena, do Colégio...

18/10/2017

18:34

O papel da mulher na sociedade medieval é tema de minicurso realizado na Universidade SÃO LUÍS - O minicurso “Casamento, amor e desejo”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, por meio do grupo...

18/10/2017

18:29

Roda de conversa, em Imperatriz, discutirá os 27 anos do ECA IMPERATRIZ - O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completou 27 anos no dia 13 de julho de...
Fim do conteúdo da sessão