Estudantes do Programa de Convênio de Graduação realizarão II Seminário África Fora de Casa
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Estudantes do Programa de Convênio de Graduação realizarão II Seminário África Fora de Casa

O objetivo é estimular a troca de conhecimentos entre estudantes, através de experiências, para a compreensão de aspectos da historicidade africana

Publicado em: 10/05/2017

SÃO LUÍS – Em 25 de maio, comemora-se o Dia da África, como símbolo de luta dos povos daquele continente por sua independência. Nessa comemoração, os estudantes africanos do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), com o apoio do grupo de pesquisa Estudos do Mundo Atlântico e suas Diásporas (GMAD), realizarão o II Seminário África Fora de Casa, com o tema "Os dilemas do desenvolvimento, tensões políticas e territorialidade", no dia 23 de maio, no Auditório A do Centro de Ciências Humanas da UFMA (CCH-UFMA).

O objetivo do evento é estimular a troca de informações e conhecimentos entre estudantes, por meio de experiências, para dar oportunidade à comunidade para compreender aspectos da historicidade africana. A inscrição no evento é gratuita, mediante a assinatura da lista de presença nas atividades. Haverá certificado para os participantes em, pelo menos, três das cinco atividades.

Para o estudante do PEC-G Anacleto Aníbal Xavier Domingos, a importância do evento é a troca de conhecimentos e experiência entre as comunidades acadêmicas africana e brasileira. “O importante é a possibilidade da permuta de conhecimento mútuo, sobretudo do contexto atual do continente e também da sua evolução e desenvolvimento científico, político e social”, contou.

A programação contará com mesas-redondas, oficina de dança e minicurso com o tema “O messianismo africano: o caso do reino do Congo”.  As mesas de discussão serão compostas por estudantes africanos da UFMA e UFBA, com a participação de professores do Departamento de História e de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

Saiba mais

Atualmente, a UFMA possui cerca de trinta estudantes africanos. Há anos, esses estudantes vêm fomentando discussões pertinentes sobre a África e sua relação com o Brasil. A temática desse evento vem ao encontro de um dos grandes desafios presentes no continente como migração e desenvolvimento, por isso a necessidade de fomentar espaços de discussão como o proposto nesse projeto.

Confira a programação:


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Deolindo Deolino
Última alteração em: 11/05/2017 14:29

Mais opções
Copiar url

Fim do conteúdo da sessão