Curso de Educação Filosófica de Crianças e Jovens ocorrerá em abril, na UFMA

Curso de Educação Filosófica de Crianças e Jovens ocorrerá em abril, na UFMA

O evento tem por finalidade formar professores para o trabalho com a reflexão filosófica na prática pedagógica

Publicado em: 24/01/2017

SÃO LUIS - O grupo de pesquisa de filosofia na educação básica - GRUPEFEB, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica-PPGEEB, da Universidade Federal do Maranhão, e o Instituto de Filosofia Educação para o Pensar-IFEP realizarão entre os dias 25 e 28 de abril, no auditório do Paulo Freire, o curso Educação Filosófica de Crianças e Jovens: filosofia para a criança — educação para o pensar, com o objetivo de formar professores para o trabalho com a reflexão filosófica na prática pedagógica.

Segundo Rita de Cássia Oliveira, docente do PPGEEB e do curso de Filosofia da UFMA, o curso visa apresentar uma metodologia e uma fundamentação teórica da educação filosófica que abarquem conceitos, metodologias, pressupostos teóricos e orientações práticas de filosofia para crianças e jovens.

O curso, com duração de 40 horas-aula, será dividido em duas etapas, que serão trabalhadas ao longo de 2017. O certificado será expedido pelo IFEP e pelo PPGEEB. As atividades serão voltadas para professores da educação infantil e do ensino fundamental, equipe pedagógica, gestores escolares e graduandos em filosofia e áreas afins. Serão disponibilizadas quarenta vagas, e o investimento é de R$ 295, podendo ser parcelado em até três parcelas de R$ 98,33.

As aulas serão ministradas pelo professor Darcisio Natal Muraro, que trabalhará com conteúdos referentes à filosofia na educação, como: os sentidos do ensino de filosofia na educação básica; infância e filosofia; as habilidades, competências e pensamentos; as relações de reflexões filosófica com as áreas de conhecimentos, entre outros temáticas.

Para obter mais informações, acesse o site www.philosletera.org.br ou ainda pelo telefone (98) 3272-8479 ou pelo e-mail: fsm.ifep@philosletera.org.br.

Confira a programação!

Revisão: Jáder Cavalcante