Capes aprova o Doutorado Interinstitucional em Filosofia da UFMA
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Capes aprova o Doutorado Interinstitucional em Filosofia da UFMA

Publicado em: 09/01/2017

SÃO LUÍS - A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, recentemente, o projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filosofia, da Universidade Federal do Maranhão. O curso tem como objetivo qualificar docentes da UFMA na área de filosofia e será realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O doutorado tem área de concentração em Filosofia Moderna e Contemporânea, com linhas de pesquisa em Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências; Metafísica e Filosofia da Natureza; Ética e Filosofia Política; e Estética e Filosofia da Arte. O lançamento do edital está previsto para o final do mês de janeiro. No total, serão ofertadas 24 vagas, destinadas a docentes efetivos da UFMA com título de mestrado em Filosofia ou áreas afins.

De acordo com o coordenador do Dinter, Aldir Carvalho Filho, ao elaborar o projeto de pesquisa, é conveniente que o candidato examine os currículos lattes dos professores orientadores, para verificar quais trajetórias e publicações estão mais próximas dos interesses de pesquisa do candidato. "Não adianta propor um projeto que não seja viável por não poder ser orientado por nenhum dos professores do programa. De todo modo, o projeto é, acredita-se, o elemento mais decisivo para a seleção. Mas não se deve esquecer que as provas de línguas costumam ser eliminatórias, e mesmo um bom projeto pode não ser suficiente", aconselhou.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Fernando Carvalho Silva, essa é mais uma oportunidade de qualificação para os docentes. "Haverá qualificação dos docentes da área de filosofia, e será voltada principalmente para os nossos docentes dos câmpus do continente", ressaltou.

Confira o Edital

Saiba mais

O candidato deverá elaborar um projeto de tese, com justificativa que demarque bem sua vinculação a uma das linhas de pesquisa do PPGFIL/UERJ. Normalmente, um projeto de tese contém título, objetivo, justificativa, delimitação do problema, metodologia, plano de trabalho e referências bibliográficas. Em geral, os projetos devem seguir as seguintes orientações: máximo de 15 páginas, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinhas 1,5 e margens 2,5 (superior e inferior) e 3,0 (esquerda e direita), em formato A4.

Os exames ao Doutorado do PPGFIL-UERJ poderão incluir prova de proficiência em duas das seguintes línguas estrangeiras: italiano, francês, inglês e alemão. O edital também disporá sobre os casos de isenção para esses exames de proficiência linguística. Deve-se observar que somente farão as provas de línguas os candidatos que forem aprovados na análise do currículo e, sobretudo, na avaliação do projeto de tese.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Núcleo de Comunicação da PPPGI/UFMA
Última alteração em: 14/02/2017 17:55

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/10/2017

13:25

Nova eleição do Colégio Universitário para diretor geral ocorre no dia 30 de outubro  SÃO LUÍS – Ocorrerá, no dia 30, um novo processo eleitoral do Colégio Universitário (Colun) para o cargo de diretor...

18/10/2017

18:52

Grupo Entrecena recebe prêmio de melhor espetáculo em São Paulo SÃO PAULO – Entre os dias 9 e 15 de outubro, os estudantes do grupo de teatro Entrecena, do Colégio...

18/10/2017

18:34

O papel da mulher na sociedade medieval é tema de minicurso realizado na Universidade SÃO LUÍS - O minicurso “Casamento, amor e desejo”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, por meio do grupo...

18/10/2017

18:29

Roda de conversa, em Imperatriz, discutirá os 27 anos do ECA IMPERATRIZ - O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completou 27 anos no dia 13 de julho de...
Fim do conteúdo da sessão