Projeto Rondon convida a UFMA para apresentar projeto à “Operação Bacuri”
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Projeto Rondon convida a UFMA para apresentar projeto à “Operação Bacuri”

A reunião priorizou a apresentação do projeto, almejando a adesão da UFMA à operação o qual irá contribuir socialmente para regiões do próprio estado

Publicado em: 25/08/2015

SÃO LUÍS – Com o intuito de convidar a Universidade Federal do Maranhão a participar do projeto denominado “Operação Bacuri”,  aconteceu na tarde de ontem (24), no gabinete da reitoria, uma reunião entre a comitiva de coordenação do Projeto Rondon e autoridades da instituição.

No encontro, foi apresentado ao reitor Natalino Salgado e demais autoridades de ensino presentes os objetivos do Projeto Rondon, sobretudo da Operação Bacuri, a ser realizada no Maranhão. O Projeto Rondon sob a coordenação do Ministério da Defesa, é uma ação que conta com o apoio governamental, além da colaboração de instituições de ensino superior (IEs) por meio da participação voluntária de estudantes, com o objetivo de realizar ações que contribuíram para o desenvolvimento regional e o bem-estar social.

O projeto prioriza desenvolver ações em áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior subsídio de recursos e infraestruturas. O papel das universidades é propor projetos que visam os objetivos do Rondon. Quando aprovados, os projetos têm suas tarefas desenvolvidas por um grupo de oito estudantes acompanhados de dois professores e um oficial das forças armadas.

 As atividades ocorrem sempre em época de férias, e cada projeto deve atender a um dos elementos dos conjuntos de atividades propostos. São três grupos cada um com suas áreas específicas. O Conjunto A deve  atender as áreas da cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. Os projetos propostos ao conjunto B seguem os campos da comunicação, trabalho, tecnologia e produção e meio ambiente. E o conjunto C irá envolver a área da comunicação social.

A reunião priorizou a apresentação do projeto almejando a adesão da UFMA à operação a qual irá contribuir socialmente para regiões do próprio estado. Segundo o representante das Forças Armadas, Coronel Abrantes, a participação da instituição em edições anteriores foram de grande relevância , porém beneficiaram outras regiões como Norte e Sudeste. Nesta edição, cujo foco será as regiões maranhenses, a participação da instituição mostra-se ainda mais significativa. “Visamos mobilizar a UFMA a participar desse projeto, que nessa edição priorizará os municípios que fazem parte do projeto Mais IDH”, ressaltou.

O coronel mencionou ainda que o objetivo da visita à universidade é apresentar de forma sucinta o projeto, assim como a importância  para a instituição da participar na Operação Bacuri. “Nosso projeto viabiliza participação do estudante nos processos de desenvolvimento como multiplicador de conhecimento, o que irá contribuir para a consolidação do tripé ensino, pesquisa e extensão, o qual sustenta a universidade”, enfatizou.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, aponta que a participação do estudante nas operações remeterá a ele experiências novas com olhares mais apurados sobre diferentes realidades. “Esse projeto conduz o estudante a conhecer realidades que não fazem parte do seu dia a dia, o que faz com que este aperfeiçoe seu olhar sobre a sociedade e torne-se um profissional mais humanitário”, declarou.

A universidade mostrou-se favorável a adesão da “Operação Bacuri”  e dispõe-se a elaborar, junto à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), projetos que possam vir a ser inscritos no programa. As inscrições para submeter projetos seguem até o dia 13 de setembro e a culminância da operação acontecera de 16 a 30 de janeiro de 2016,  contemplando dez municípios maranhenses: Amapá do Maranhão, Bacuri, Brejo da Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Governador Newton Beilo, Pedro do Rosário, Satubinha e Serrano do Maranhão.  O Centro Regional (CR) será a cidade de São Luís. 

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook. Envie informações à Ascom porWhatsApp (98) 98408-8434.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Marcelo Oliveira
Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Jeane Assunção
Última alteração em: 26/08/2015 11:55

Mais fotos

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

17/11/2017

16:48

Cine Guarnicê exibirá nesta quinta 'Comeback',o último filme do renomado ator Nelson Xavier SÃO LUÍS - Um longa marcado pela história: ‘Comeback’ foi o último filme do renomado ator Nelson Xavier. Uma história...

17/11/2017

16:43

UFMA Imperatriz recebe pela primeira vez o Encontro Maranhense de grupos PET IMPERATRIZ - Na manhã dessa quinta-feira, 15, teve início o III Encontro Maranhense de grupos do Programa de Educação Tutorial...

17/11/2017

13:50

Debate discute o judiciário europeu no combate à intolerância e à xenofobia no XXVI CONPEDI SÃO LUÍS - Tendo por principal objetivo discutir a participação do judiciário europeu no combate à onda de xenofobia e...

17/11/2017

13:10

UFMA sediará em dezembro o 1° Simpósio Maranhense sobre Zika Vírus SÃO LUÍS - A Liga Acadêmica de Odontologia Social e Preventiva (Laosp) realizará, nos dias 5 e 6 de dezembro,...

17/11/2017

11:40

I Encontro de Atendimento Escolar Hospitalar discutiu práticas pedagógicas nos hospitais SÃO LUÍS - Com o objetivo de fortalecer as discussões sobre Classes Hospitalares como política de direito a crianças, adolescentes,...
Fim do conteúdo da sessão