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Professores da UFMA discutem, na UFPI, sobre a continuidade do Parfor

Publicado em: 24/08/2015

TERESINA - Com os cortes orçamentários na educação, as universidades federais estão reduzindo seus gastos e apertando seu orçamento. Esse momento exige que a sociedade se pronuncie em favor da luta e da continuidade das Políticas Públicas para Formação de Professores, a exemplo do PARFOR, que teve boa parte do seu recurso bloqueado.

Nesta intensa luta a fim de garantir recursos para a execução do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), a Universidade Federal do Piauí sediou no mês de junho, uma reunião técnica de coordenadores gerais do programa, onde a Universidade Federal do Maranhão esteve representada pela Assessora de Interiorização, Raimunda Marinho e pela Coordenadora Geral do PARFOR-MA e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Cenidalva Teixeira, com o objetivo de discutir o contingenciamento de recursos, a continuidade do plano de formação e a retomada das ações, além de criar o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR, o Forparfor. Durante o encontro, houve a necessidade de sistematizar o regimento e instalação do fórum que foi realizado no dia 17 de agosto, em Brasília.

“O Maranhão participa ativamente deste movimento por intermédio da Universidade Federal do Maranhão que, na atual conjuntura nacional, não tem poupado esforços para garantir o funcionamento do Programa. As atividades normais retornam agora em setembro. Acredito que todas as manifestações em prol do Programa e a criação do Forparfor foram relevantes para o Governo Federal, no sentido da CAPES garantir a continuidade das atividades do PARFOR para os exercícios de 2015 e 2016”, afirma Cenidalva Teixeira.

Segundo os resultados demonstrados nos relatórios da Diretoria de Educação Básica – DEB/CAPES de 2015, o PARFOR é um programa plenamente exitoso e que sua continuidade depende, em grande medida, dos rumos da educação básica no Brasil onde as diferenças regionais, sobretudo no âmbito educacional, respondem centralmente pela produção de profundas assimetrias sociais.

Saiba +

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi difundido no mês de maio de 2009 com a finalidade de induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

O PARFOR se constitui de ações conjuntas entre o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior, firmando junto a CAPES o compromisso de reduzir as desarmonias regionais.

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Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitaria Dom Delgado
Texto: Ascom
Última alteração em: 25/08/2015 17:11

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