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Abertura da segunda etapa do PNEM é marcada pelo Seminário Municipal, em Viana

Os seminários são uma forma de integrar as diferentes diretrizes que compõe o ensino médio

Publicado em: 24/04/2015

SÃO LUÍS - Ocorreu na última segunda-feira (20), no município de Viana, no Centro de Ensino Raimundo Marcelino Campelo, o Seminário Municipal de iniciação da segunda etapa da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Maranhão. 

O PNEM do Maranhão é o segundo maior do País, com 14 mil bolsistas e tem por objetivo a melhoria da qualidade da educação e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, documento que aponta o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia como dimensões que devem estar contempladas nos currículos do ensino médio, que deverão integrar os conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo. 

Em todo o estado do Maranhão, são 27 formadores responsáveis por 750 orientadores. Segundo a coordenadora geral da formação continuada do PNEM na UFMA, Lindalva Maciel, é a primeira vez que o ensino médio é contemplado por um projeto e a intenção é que se torne um projeto permanente do Maranhão. O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um projeto federal coordenado pela UFMA e articulado pelo Estado.  Ela também destaca que o PNEM se diferencia de outros programas pelo fato de ser desenvolvido no âmbito escolar. Foram envolvidas 700 escolas públicas estaduais de 217 municípios maranhenses.

A mesa de abertura do seminário contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro; o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Junior; a formadora regional do PNEM, Unidade Regional Viana, Tânia Campos; a gestora do Centro de Ensino Raimundo Marcelino Campelo, Luz Marina; o coordenador adjunto do PNEM na UFMA, Manoel Barros; a formadora do PNEM da Unidade Regional São Luís, Célia Pinheiro; a aluna do segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino Raimundo Marcelino Campelo, Isadora Ribeiro; a orientadora de estudo do município de Viana, Itacirema Lobo Freitas; o professor cursista do Centro de Ensino Raimundo Marcelino Campelo, Raimundo Soeiro e a Diretora Regional de Educação Linielda Nunes Cunha, além da presença das supervisoras do PNEM Maria Salete Sousa, Elke Matos e Valéria Santos.

A formação continuada é composta de 100 horas/aulas, divididas entre 11 cadernos. Na primeira etapa, os professores concluíram as 50 primeiras horas com os cadernos “Ensino Médio e Formação Humana Integral”; “O Jovem Como Sujeito do Ensino Médio”; “O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral”; “Áreas de Conhecimento e Integração Curricular; Organização e Gestão Democrática da Escola” e “Avaliação no Ensino Médio”. Na segunda etapa, eles continuarão com outras diretrizes nacionais, com os cadernos “Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio”, Ciências Humanas”, “Ciências da Natureza”, “Linguagens” e “Matemática”, com 24 horas/aula, com os formadores regionais como encerramento da segunda etapa, no dia 30 de junho, com o Seminário Estadual do Pacto.

Segundo a coordenadora geral, o objetivo principal é o professor que atua no ensino médio redescobrir o jovem como principal sujeito da escola. “O ensino médio trabalha com as juventudes, então o professor precisa trabalhar essa diversidade que compõe o ensino médio. A intenção da Universidade é fazer com que o professor reverta os indicadores negativos no estado do Maranhão”, afirmou.

A formadora da Unidade Regional de Viana, Tânia Campos, atende 13 municípios da Baixada Maranhense e conta que o projeto tem sido muito aceito pelos professores da rede estadual do ensino, atendendo, não só os professores de ensino médio das escolas sede, mas também os da zona rural. A iniciativa do lançamento da segunda etapa de formação do pacto em forma de seminário foi uma iniciativa dos orientadores de estudo, juntamente com a formadora regional, considerando a amplitude do programa e a necessidade de sensibilizar mais professores para participar do programa, considerando o conteúdo e o formato da formação.  “Além de trabalhar o estudo no sentido de melhorar a qualidade do professor, ele também trabalha a prática e a organização da escola como um todo”, contou.

Os seminários iniciaram nos municípios de Vitória do Mearim, Palmeirândia e seguindo no município de Viana. Em Viana, os seminários contam com cinco orientadores de estudo, sendo que cada orientador representa uma escola.

A formadora da Unidade Regional São Luís, Célia Pinheiro, afirma que o PNEM é um projeto para energizar os formadores e os professores em todo o Maranhão, a fim de trabalhar as áreas de conhecimento para mudar o quadro da educação no Maranhão em médio prazo.

Os coordenadores, como um todo, salientaram a necessidade da participação dos professores nas discussões da formação do pacto porque a partir dessas discussões que vão amadurecer como profissionais e terão uma visão da organização da escola como um todo.

Saiba mais

O PNEM tem o objetivo de rediscutir e revitalizar as práticas docentes. O pacto foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distritais de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.

 

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Revisão: Charles Mendes

Lugar: Viana
Texto: Carina Andrade
Última alteração em: 24/04/2015 19:59

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