Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Curso de Aprendizagem Significativa para Docentes encerrou na quinta-feira (15)

O curso utilizou de dinâmicas infantis que propiciam outra forma de olhar para a mesma temática

Publicado em: 17/04/2015

SÃO LUÍS - Encerrou, nesta quinta-feira (16), no Hospital Universitário Presidente Dutra e no Prédio de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Campus do Bacanga, o Curso de Aprendizagem Significativa: Práticas para Docentes, voltado para o curso de Nutrição. O curso foi um momento de reflexão sobre as práticas docentes, com troca experiência da educação e do ensino através de dinâmicas que buscam uma interatividade direta com o aluno.

O curso foi idealizado, pelas professoras Nayra Anielle Cabral, Deisiane Chagas e Katia Daniele Viana, como fruto do projeto de conclusão de curso da Especialização em Docência em Saúde, das fazem parte. Foram convidadas para ministrar o curso de aprendizagem a enfermeira Simone Nothaft e a bióloga Geise Prado, de Santa Catarina, onde ambas já realizam em seus campos de trabalhos as metodologias ativas.

Segundo as professoras, uma mesma temática pode ser trabalhada de diferentes formas. “Introduzir o lúdico, mesmo que seja pro adulto, se torna fundamental pra ele que consiga ter o aprendizado significativo. Exemplos e atividades dinâmicas, proporciona um outro olhar”, afirmou Geise. 

O curso foi ministrado com apresentação de dinâmicas entre as professoras e discussão das variações delas, dependendo do público ou do momento. As dinâmicas são pensadas de acordo com a vivência individual de cada professor. A segunda etapa do curso de aprendizagem significativa será a aplicação do que os professores experimentaram do curso em sala de aula, com os alunos de graduação.  Logo após a aplicação das práticas vivenciadas, os professores terão que apresentar um relatório explicando qual foi a forma de adaptação utilizada, com vídeo, imagens e reflexão a respeito da intervenção.

Geise também afirma que é importante o professor ir com uma intencionalidade para a sala de aula, mas é diante da realidade do conhecimento prévio dos alunos, que ele deve se reorganizar, readaptar e modificar a dinâmica adotando uma prática totalmente diferente, mas que possa atingir os alunos naquele momento. “O objetivo é fazer com que as professoras usem as atividades, modificando cada uma para o seu público”, contou Simone.

A participante do curso, Helma Velozo, afirma que as aulas são muito pragmáticas, divididas em aulas teóricas e práticas, num formato muito engessado: “Com o curso, observamos que é preciso mostrar aos alunos a importância de aprender o conteúdo com uma prática totalmente diferente do que eles estão acostumados”.

Helma também acrescentou que, atualmente, os alunos possuem acesso à informação de uma forma muito mais rápida e, por vezes, utilizando esses mecanismos de busca como forma de substituir o professor. “O perigo dessas informações online é que a maioria estão em meios não científicos. Torná-las como verdade absoluta sem consultar o professor é perigoso para sua formação acadêmica”, contou.

 

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook. Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Texto: Carina Andrade
Última alteração em: 17/04/2015 19:37

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão