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Encerrado encontro que avalia a primeira etapa do PNEM

As avaliações foram feitas por Formadores e Orientadores de Estudos do PNEM, na presença da coordenadora do PNEM e da secretária adjunta de Ensino da SEDUC-MA

Publicado em: 27/02/2015

SÃO LUÍS – Encerrou na quinta-feira, 26, o Encontro do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que avaliou a primeira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). O evento aconteceu no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão, e as avaliações foram feitas por formadores e orientadores de estudos do PNEM, na presença da coordenadora geral do PNEM, Lindalva Martins Maia Maciel, e da secretária adjunta de Estado da Educação, Ilma Fátima de Jesus.

A coordenadora geral e o coordenador adjunto do PNEM, Lindalva Martins Maia Maciel e Manoel de Jesus Barros Martins, respectivamente, avaliaram a primeira fase do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) como positivo. Lindalva Maciel disse que sua avaliação teve como base os relatórios dos formadores e orientadores de estudos, que foram animadores. “O Maranhão todo aqui está representado, e os professores dizem que o Pacto deve continuar, porque está dando frutos”, contou.

O coordenador adjunto do PNEM, Manoel Barros Martins, disse que a primeira etapa se encerra na concepção filosófica da educação do ensino médio, e na segunda etapa, o foco é na área do conhecimento. “Todo trabalho será concentrado nas áreas de conhecimento, como Ciências Humanas, Linguagens de Código, Matemática e Ciências Naturais”, adiantou o coordenador adjunto, sobre os próximos trabalhos no PNEM. Manoel Barros ainda contou que os fios norteadores da segunda etapa são ciência, trabalho, cultura e tecnologia.

De acordo com a secretária adjunta estadual da educação do Maranhão, Ilma Fátima de Jesus, pelos trabalhos apresentados e as experiências narradas, a primeira fase foi proveitosa. Para ela, a expectativa é dar continuidade nos trabalhos com a mesma ênfase. “Temos o compromisso no governo de universalizar o ensino médio no Maranhão”, garantiu a secretária adjunta.

Para a supervisora de modernização administrativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marileide Santos Costa, o pacto traz para dentro da sala de aula uma reflexão dialética da prática pedagógica do professor. “Essa reflexão vai incidir na ação final do aluno do ensino médio”, alertou sobre os resultados do Pacto. A perspectiva da supervisora é que os professores façam uma resignificação do seu fazer pedagógico centrado num currículo que vislumbre a dimensão humano integral.

Um dos formadores do PNEM, o professor do Departamento de História da UFMA, Rafael Aguiar dos Santos, disse que os professores adquiriram uma nova ferramenta teórica a nível de novos conhecimentos em termos de práticas pedagógicas a serem adotadas em salas de aula, permitindo a mudança e adoção de novas práticas, contribuindo de forma decisiva para a transformação da realidade prática da educação no Estado do Maranhão.

A professora do ensino médio em Cururupu, Marta Ferreira, avaliou o pacto como momento de aprendizado, tanto para os alunos, como para os professores, e comentou que uma boa educação não se faz só com formação de professores, mas também os respeitando como seres humanos e, acima de tudo, criando condições de trabalho e financeiras e qualidade tecnológica.


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Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Texto: Deolindo Deolino
Última alteração em: 27/02/2015 18:33

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