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2º Encontro de Formadores Regionais do PNEM discute o foco nos jovens

O evento teve como objetivo fazer um acompanhamento das ações voltadas para o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Publicado em: 19/12/2014

SÃO LUÍS - Foi realizado, na manhã da última quarta-feira (18), na Orienta Consultoria e Comércio, no Renascença, o 2º Encontro de Formadores Regionais do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) para acompanhamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Além da mesa de abertura e das apresentações culturais, o evento contou também com uma roda de conversa que discutiu as novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e a centralidade dos jovens estudantes como sujeitos de experiências, saberes e desejos nos cadernos de formação.

A coordenadora geral da Formação Continuada no Âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Lindalva Maia Maciel, deu início à solenidade de abertura dando boas-vindas aos participantes, afirmando que é uma honra para os professores da Universidade Federal do Maranhão abrir o evento, que tem como objetivo acompanhar o Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio que está dando certo, agradecendo também aos formadores regionais.

Por sua vez, o coordenador adjunto da Formação Continuada no Âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Manoel Barros, falou que os professores fizeram visitas para alguns municípios nos quais as ações funcionam e que por meio desta visita o que se percebeu foi o envolvimento. “O espaço onde a ação está a se desenvolver não será mais o mesmo, por conta do comprometimento dos agentes envolvidos. Alguns, em condições atipicamente adversas, têm feito com que as salas de aula se reenergizem, se reanimem”, afirmou o professor.

A Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra ponderou sobre a importância do trabalho desempenhado pela Instituição para o fortalecimento do pacto. “Esse trabalho é muito importante para nós. A Universidade se compromete com a formação de professores há muito tempo, e, a partir do Plano Nacional de Educação, temos metas a cumprir. Temos dez anos e muitos desafios pela frente, pois cinquenta por cento dos professores de educação básica têm que ter pós-graduação até 2024”, afirmou ela, complementado que este novo momento da educação brasileira é uma forma de aproximar a universidade e a educação básica, o que é fundamental tanto para a melhoria da formação dos professores, como também por ser uma forma de fazer com que os alunos saiam do ensino médio e cheguem na universidade com  mais aquisição de habilidades, competências e conhecimentos que são necessários para o sucesso que eles terão  no ensino superior.

O professor João de Deus Mendes da Silva, presidente do Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores do Magistério da Educação Básica, completou o que a professora Isabel Ibarra disse, afirmando que a UFMA fez um programa de expansão forte focado na formação de professores em licenciaturas, mas ainda é necessário que se faça muito mais tendo em vista as metas do Plano Nacional de Educação, “É perceptível o trabalho do Ministério da educação em parceria com as secretarias e universidades, mas o grande trabalho de melhoria da educação passa principalmente pela qualificação dos professores”, frisou.

A aluna Vitória Caroline Santos, do Centro Integrado do Rio Anil, falou da influência do pacto em sua aprendizagem na sala de aula, explicando que, depois que alguns dos professores da sua escola se formaram por meio do Pacto, começaram a ter uma preocupação maior com os alunos, buscando a opinião dos alunos para a melhorar didática das aulas ministradas, além de criarem projetos que incentivam o desenvolvimento dos mesmos.


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Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Texto: Daryanne Caldas
Última alteração em: 19/12/2014 14:31

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