Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Seminário de Iniciação à Docência discute os desafios da escola e da educação

O seminário é uma oportunidade de debate e reflexão das políticas de formação docente

Publicado em: 19/12/2014

SÃO LUÍS - Teve início nesta quarta-feira, dia 17, se estendendo até esta sexta-feira (19), o 3º Seminário de Iniciação à Docência (Semid), realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Com o tema ‘Escola e Educação: concepções, trajetórias e desafios’, o terceiro Semid é uma oportunidade de debate e reflexão das políticas de formação docente, bem como das novas experiências que têm sido desenvolvidas nas universidades em sua articulação com as escolas públicas.

A terceira edição do Semid, que traz como foco a educação e a escola, apresenta na sua programação mesas-redondas sobre as políticas curriculares para os bolsistas trocarem diálogos com os professores sobre as licenciaturas. Essas reflexões deverão contemplar os currículos formativos, os processos avaliativos e o papel das licenciaturas nas universidades. A programação do evento conta com conferências, oficinas e mesas-redondas ministradas pelos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes.

O coordenador institucional do PIibid/UFMA, Acildo Silva, afirmou que essas práticas contribuem no enfrentamento das problemáticas que a escola têm e é uma oportunidade de vivenciar a teoria e a prática. “O Semid, além de ser uma proposta de avaliação desses temas, é também um espaço de debate e reflexão envolvendo a escola”, contou.

Acildo Silva também destacou que essa vivência enquanto atuação coletiva, de planejamento e execução de atividades diversificadas, vai ao encontro do fortalecimento do tripé ensino–pesquisa–extensão, impactando positivamente na formação global do estudante universitário e proporcionando a este a possibilidade de construir sua jornada acadêmica a partir de uma visão ampla da sua área de atuação e outras áreas afins.

A abertura do evento, na última quarta-feira, contou com a palestra ministrada pelo professor João Valdir, que discutiu a fundação social da escola, abordando temas como a crise da educação escolar com a perda da autoridade do professor. Algumas reflexões foram levantadas a partir dos conceitos já enraizados sobre escola como ensinar, instruir, educar e formar que acabam se igualando, mas que possuem significados diferentes. A palestra também tratou alguns questionamentos sobre ‘O que é a educação?’ e ‘Para que serve a escola?’ Segundo Valdir, a proposta da palestra foi apontar indicações de possibilidades para a formação de professores.

Saiba mais

O Pibid tem a pretensão de incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores de iniciação a docência. Atualmente, o Pibid possui mais de 1.600 bolsistas e desses, cerca de 950 alunos da licenciatura atuando nas escolas, desenvolvendo atividades de inovação e prática pedagógica.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Texto: Carina Andrade
Última alteração em: 19/12/2014 13:58

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão