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UFMA é modelo para a 67ª Reunião Anual da SBPC

A técnica em assuntos educacionais, Fernanda Santos Pinheiro, que era a coordenadora da Comissão de Monitoria da reunião Anual da SBPC em 2012, foi convidada, pela Universidade Federal de São Carlos, para implantar os primeiros passos do processo para 2015

Publicado em: 20/11/2014

SÃO LUÍS – Em 2012, de 22 a 27 de julho, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, recebida e promovida pela Universidade Federal do Maranhão, movimentou a Cidade Universitária e vários campi da Instituição, com o tema ‘Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para enfrentar a pobreza’. Por conta da estrutura, do envolvimento da comunidade acadêmica e do público participante e da organização, o evento se tornou referência para a SBPC como uma das melhores edições realizadas ao longo de sua história.

Isto levou a entidade de incentivo à pesquisa a indicar a coordenadora da Comissão de Monitoria da 64ª Reunião Anual da SBPC, Fernanda Santos Pinheiro, técnica em assuntos educacionais da UFMA, à Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), para mostrar e explanar o modelo de organização de monitoria adotada no Campus do Bacanga há dois anos e meio. O convite da UFSCAR – que sediará a 67ª Reunião da SBPC de 12 a 18 de julho de 2015 - à Fernanda Pinheiro ocorreu em outubro deste ano e, entre 12 e 14 deste mês, a técnica em assuntos educacionais foi até a universidade paulista para mostrar o trabalho realizado em 2012.

A indicação da SBPC parte da elaboração de um processo extenso – porém rápido – de seleção de alunos para atuarem em um evento de grande porte tal como foi a 64ª Reunião da SBPC, em que, após um forte trabalho de divulgação, se inscreveram aproximadamente 1.500 alunos, via internet por um sistema de inscrição, cadastro, monitoramento e controle elaborado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFMA (NTI), parceiro da Comissão de Monitoria no processo de seleção. “No início do processo, um sistema do NTI criava relatórios dos inscritos. Tudo era organizado e informatizado. Todos os monitores tinham um cadastro no sistema com os respectivos relatórios de acordo com o desenvolvimento das etapas”, comentou Fernanda.

Na etapa de matrícula, foram pedidos aos alunos o preenchimento de uma ficha de inscrição e anexação de currículo, conta bancária, cópia do RG, CPF, histórico acadêmico e comprovantes de matrícula em instituição de ensino superior. Nesta etapa, 841 alunos confirmaram participação no seletivo.

Em seguida, os estudantes foram chamados para entrevista – na qual foram identificados os alunos com mais perfil de atendimento ao público e seus respectivos perfis de trabalho. Foi nesta etapa que vários alunos foram identificados e requalificados de acordo com as habilidades e características, a exemplo, comunicativas. Logo após, foi feito um treinamento de dois dias, também em caráter eliminatório, para orientar os alunos em aspectos como hospitalidade, cerimonial e protocolo, relações interpessoais, noções de comunicação, vestuário adequado, informações turísticas, entre outros, em parceria com o Departamento de Turismo e Hotelaria.

A lista final computou 510 monitores, chegando a quase o número exato projetado de monitores que iriam compor a Comissão de Monitoria. Os estudantes selecionados, divididos entre as sete subcomissões – em que poderiam optar por dar preferência a uma subcomissão durante a etapa de inscrição – então participaram de um tour pela Cidade Universitária em que puderam ver os espaços do Campus do Bacanga planejados para a Reunião da SBPC, ação que foi fundamental para que os estudantes pudessem guiar os visitantes durante o evento.

O processo seletivo, do lançamento do edital até a fase final de treinamentos, durou apenas três meses. O modelo de seleção adotado continha detalhes que auxiliaram a Comissão para escolher os participantes mais capacitados, como a divulgação da oferta de bolsas para participação no evento somente após a publicação da lista final de monitores, o que possibilitou à equipe selecionar apenas aqueles que tinham o perfil voluntário e voluntarioso. Outro ponto de destaque é a seleção de monitores com deficiência que compuseram a Comissão de Acessibilidade da 64ª Reunião Anual da SBPC, a primeira da história com caráter inclusivo.   

O empenho de sua equipe foi ressaltado por Fernanda Pinheiro, que citou a subcoordenadora de Divulgação e Inscrição, Dulcilene Barbosa Moura Batista, que é assistente administrativa da UFMA; a subcoordenadora de Seleção e Treinamento, Marilene Sabino Bezerra, também professora do Departamento de Turismo e Hotelaria; e o apoio técnico das alunas Rubenita Barros Soares e Linnete Nascimento Pinto, então estudantes de Biblioteconomia e Serviço Social em 2012.

A técnica em assuntos educacionais também comentou que o sistema facilitou bastante o trabalho e permitiu, por ter os cadastros informatizados, a criação de um banco de dados de alunos que poderiam dar apoio a eventos científicos posteriores. “A UFSCAR recebeu bem a intenção da SBPC em adotar o modelo implantado, em 2012, na UFMA e vão abrir um sistema para realização de testes. Fico feliz por dar essa contribuição à SBPC e à UFMA”, declarou.


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Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 21/11/2014 12:31

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