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Inclusão e diversidade marcam o PNEM em Imperatriz

O objetivo é a unificação da metodologia do ensino médio na rede estadual

Publicado em: 31/10/2014

IMPERATRIZ - Contando com a participação de professores de 34 escolas de Imperatriz e cidades vizinhas, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), atraiu em Imperatriz uma diversidade de centros de ensino na busca de ampliar a qualidade do ensino médio. A diversidade e os desafios de inclusão são encontrados, por exemplo, em escolas localizadas na zona rural e em aldeias indígenas.

O professor Zezico Rodrigues Guajajara, um dos participantes do evento, trabalha em uma dessas escolas que buscam maior integração com sua realidade cotidiana. Localizada na aldeia de Zutiua, próximo ao município de Arame, o Centro de Ensino Indígena Zezinho Rodrigues é uma escola polo que também oferta ensino para alunos de outras aldeias da região, todos da etnia Guajajara. São cerca de 500 alunos matriculados, com frequência regular em torno de 350. A escola é equipada com equipamentos multimídia, data show e tem acesso à internet.

Sem um Projeto Político Pedagógico (PPP) específico para a educação indígena, o colégio segue o calendário escolar do Estado e isso provoca um impacto no ensino. "Nós pensamos em usar as práticas dos não-indígenas, mas percebemos que o aluno quer a diferença, quer a realidade que o cerca". A Lei de Diretrizes e Bases garante que haja acesso a educação especializada, com programas e currículos específicos para a comunidade.

Desde 2007, foi adotado um calendário não oficial, feito verbalmente entre escola e comunidade. Com isso, mesmo utilizando o calendário escolar dos não-indígenas, há um respeito a realidade daquela comunidade. Quando é realizada uma festa cultural, como a "Festa do Mel", as aulas são paralisadas para que os alunos frequentem e participem desse momento cultural. Posteriormente essa festa é transformada em aula, em que são debatidos costumes e identidade dos Guajajaras.

Zezico acredita que a experiência promovida pela Pacto proporciona uma interação nova e dinâmica. "Apesar de termos uma formação, a gente não tem essa dimensão de conhecimentos compartilhados entre diversas áreas do conhecimentos. Acredito que vai ser muito proveitoso em sala de aula", destaca.

De acordo com uma das formadoras do projeto em Imperatriz, Leila Lopes, a perspectiva é de repensar o currículo, para que ele esteja voltado às necessidades do aluno que está desmotivado e que sai da escola sem perspectiva. "A escola como ela está estruturada hoje, não tem atraído o jovem. Tornar a escola mais atrativa, eficiente, capaz de incluir todos os sujeitos", finaliza.  

A Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz compreende 14 municípios. Destes, 13 estão envolvidos com a formação do Pacto. Cada instituto possui um orientador de estudo que repassará os conhecimentos aos demais professoras de sua respectiva escola.  


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Revisão: Patricia Santos

Lugar: Campus Imperatriz
Texto: Saulo Alves
Última alteração em: 03/11/2014 16:13

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