Professor Luiz Alves Ferreira é homenageado em seu ato de aposentaria
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Professor Luiz Alves Ferreira é homenageado em seu ato de aposentaria

Lotado no Departamento de Patologia da UFMA, “Doutor Quilombola”, como é conhecido Luiz Alves, ocupou vários cargos importantes dentro e fora da Universidade

Publicado em: 14/08/2014

SÃO LUÍS – O professor do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Maranhão, Luiz Alves Ferreira, recebeu, na última quarta-feira (13), uma homenagem do reitor Natalino Salgado durante a entrega de seu documento de aposentadoria da Universidade, depois de 43 anos de sua conclusão do curso de Medicina na UFMA, em 1971. O ato simbólico aconteceu na sala de reuniões da reitoria, na presença do vice-reitor, Antonio José Silva Oliveira e de vários amigos e familiares, como reconhecimento da sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e da sociedade.

O reitor Natalino Salgado falou das qualidades do professor e contou que gostaria sempre de homenagear profissionais de grande dedicação. “O professor Luiz Alves é um profissional de qualidade que deu muita contribuição para o crescimento desta Universidade. É uma referência a ser seguida”, destacou.

Luiz Alves Ferreira dedicou a homenagem a todos os seus ancestrais do quilombo e indígenas. “Esta homenagem é para os meus ancestrais de quilombo, indígenas e a todos os colegas de luta para uma sociedade mais justa”, disse. O homenageado ainda declarou que este ato é uma mudança de etapa e que ele continuará a contribuir na Universidade, dando aula nos cursos de Medicina nos Campi de Pinheiro e Imperatriz, como professor voluntário.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Maranhão também fez uma homenagem especial ao professor Luiz Alves na sede regional da organização, onde o entregaram prendas como reconhecimento de sua contribuição ao desenvolvimento da ciência.

O professor

O professor Luiz Alves Ferreira nasceu no Quilombo Saco das Almas, no município de Brejo, localizado a 318 quilômetros de  São Luís e concluiu sua graduação Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, em 1971. Especialista em Patologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Luiz Alves fez seu Mestrado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em 1992.

Professor Adjunto IV, lotado no Departamento de Patologia da UFMA, “Doutor Quilombola”, como é conhecido Luiz Alves, ocupou vários cargos importantes dentro e fora da Universidade. Desenvolve linhas de pesquisas em Patologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Patologia de Doenças Crônico-degenerativas; Saúde da População Negra: anemia falciforme e hipertensão arterial; e doenças por contaminação ambiental (agrotóxicos).

É o atual secretário regional da SBPC-MA e membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão. Também membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde; membro do Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; Chefe do Departamento de Patologia da UFMA; Chefe do Serviço de Patologia do Hospital Universitário Presidente Dutra; membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, representando o Centro de Cultura Negra do Maranhão – CCN-MA, de 2012 a 2013; e foi presidente do Conselho Estadual de Política de Igualdade Racial do Maranhão, de 2008 a 2011.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Fonte: Deolino Deolino
Última alteração em: 15/08/2014 17:33

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/10/2017

13:25

Nova eleição do Colégio Universitário para diretor geral ocorre no dia 30 de outubro  SÃO LUÍS – Ocorrerá, no dia 30, um novo processo eleitoral do Colégio Universitário (Colun) para o cargo de diretor...

18/10/2017

18:52

Grupo Entrecena recebe prêmio de melhor espetáculo em São Paulo SÃO PAULO – Entre os dias 9 e 15 de outubro, os estudantes do grupo de teatro Entrecena, do Colégio...

18/10/2017

18:34

O papel da mulher na sociedade medieval é tema de minicurso realizado na Universidade SÃO LUÍS - O minicurso “Casamento, amor e desejo”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, por meio do grupo...

18/10/2017

18:29

Roda de conversa, em Imperatriz, discutirá os 27 anos do ECA IMPERATRIZ - O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA completou 27 anos no dia 13 de julho de...
Fim do conteúdo da sessão