23/10/2013 15:50

Série "Servidores mais antigos" III

Foto Série "Servidores mais antigos" III

SÃO LUÍS - Nesta terceira parte da série “Servidores mais antigos” que tem por objetivo homenagear os servidores que estão a mais tempo trabalhando para o desenvolvimento da Universidade, será feita uma homenagem ao Senhor Joaquim Bispo Neto de 60 anos, que atua na Universidade desde março de 1972.  Confira a trajetória deste servidor que atua há mais de quarenta anos no curso de Odontologia.

ASCOM/UFMA: Como foi o seu ingresso na UFMA?

Joaquim Bispo Neto – Eu entrei na Universidade na época do Cônego Ribamar Carvalho por meio de um contrato no início de março de 1972 e que se encerraria no dia 31 de dezembro. Entretanto, em outubro daquele ano, a UFMA realizou um concurso interno e eu fui um dos felizardos que foi aprovado para auxiliar de laboratório. Minha carteira de trabalho foi assinada pela primeira vez no dia 8 de novembro de 1972. Desde essa época, eu estou lotado para o Centro de Ciências Biológicas, em exercício no Departamento de Odontologia II. Em 1974 eu fiz concurso para técnico em laboratório e hoje eu sou técnico em Higiene Dental.

ASCOM/UFMA: O senhor pode falar um pouco sobre a sua trajetória dentro da UFMA durante todos estes anos?

JB - Foi a minha primeira experiência profissional, com quase 19 anos de idade. Eu tenho por essa Instituição, em especial pelo curso de Odontologia, o maior respeito e consideração. Eu acompanhei a mudança das instalações do curso para o Campus do Bacanga, fiz muitas amizades durante todos estes anos. Vou completar 42 anos de trabalho ano que vem ,e nunca tive divergência com alunos. Graças a Deus sou respeitado tanto pelas pessoas que trabalham diretamente comigo, quanto pelos docentes e discentes desta Universidade e estarei aqui a disposição, dando a minha contribuição até quando for possível. Umas das experiências mais marcantes na minha trajetória na UFMA foi ter recebido as Palmas Universitárias no ano em que a UFMA completava 40 anos. Foi um momento muito especial para mim e para minha família.

ASCOM/UFMA: Como o senhor vê a Universidade atualmente?

JB - O meu maior espelho do que é a Universidade hoje é o curso de Odontologia, o que motiva mais o meu trabalho. O curso deu um “salto de qualidade” e avançou muito. Nós saímos de uma situação na qual nossas instalações eram limitadas e em razão disso o curso funcionava em três turnos para que fosse equacionada esta situação e atendesse a demanda dos alunos. As condições físicas e de equipamentos eram muito limitadas e hoje o curso é uma referência. Quase oitenta por cento dos professores possuem doutorado e a Universidade já está disponibilizando Mestrado em Odontologia, além das excelentes instalações do curso.

ASCOM/UFMA: Qual o cargo exercido?

JB - Eu estou à disposição da secretaria e da coordenação do curso de Odontologia desde 1989, como colaborador. Eu trabalho principalmente com a parte acadêmica, fazendo atendimento ao público e aos alunos, além da parte administrativa. Eu colaboro com memorandos, colação de grau dos alunos, transferências do curso.

ASCOM/UFMA: O senhor pensa em se aposentar?

JB - Eu gostaria de continuar trabalhando pelo menos mais uns 10 anos, pois eu faço deste local de trabalho uma “fábrica” de construir amizade. É uma das razões que mais me estimulam a continuar trabalhando.

ASCOM/ UFMA: O que pretende fazer depois da aposentadoria?

JB - Às vezes eu fico pensando, mas ainda não encontrei uma resposta para isso. Deus quem vai dar a orientação para isto, enquanto eu puder continuar trabalhando. Eu acho que ainda tenho muito para oferecer a esta Instituição.

ASCOM/UFMA: Para o senhor, qual o significado da UFMA?

JB - A UFMA para mim é tudo! Minha paixão, minha alegria. Todas as vezes que venho trabalhar, eu venho feliz, apesar de todos os problemas que são normais no dia a dia. São 42 anos de alegria por estar aqui cumprindo as minhas tarefas e desempenhando com satisfação o meu trabalho. É isso que me motiva a continuar.

Acesse a página da UFMA no Facebook

Produção: Anna Caroline Guimarães