Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA dá início às atividades no Campus de Balsas

Publicado em: 28/09/2013

BALSAS – Localizado a 810km da capital maranhense, e com aproximadamente 84 mil habitantes, mais um campus da Universidade Federal do Maranhão se consolida, desta vez, no município de Balsas, para atender às demandas do Sul Maranhense. A proposta para criação de um campus com o Bacharelado de Ciências e Tecnologia (BCT), o que engloba as engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e Mecânica, surgiu de uma prerrogativa da Reitoria com a Pró-Reitoria de Ensino, que, verificando a necessidade de ter os cursos no sul do Maranhão e também, para atender às solicitações do prefeito de Balsas e das exigências do município assinou o projeto de implantação do BCT.

As atividades tiveram início na Câmara dos Vereadores de Balsas, na sexta-feira (27), onde durante a tribuna, o Prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, lembrou do esforço do ex-prefeito Francisco Coelho, que insistentemente esteve junto ao Reitor Natalino Salgado para consolidar este campo, fato este que só foi possível ser realizado na atual administração. “O sonho de implantação do campus da UFMA, aqui em Balsas, surgiu na gestão anterior e só agora foi concretizado. Este é o momento de apresentarmos à sociedade a instalação definitiva da UFMA, que é o sonho e o desejo, não só da juventude Balsense, mas principalmente dos pais desses jovens que almejam um futuro promissor para seus filhos”, afirmou.

O prefeito frisou que a primeira aula do Campus de Balsas da UFMA é um privilégio e compromisso de todos. “Agradecemos ao Reitor Natalino que não mediu esforços para fazer este sonho acontecer. Hoje, se formos ao local onde o campus está sendo construído, no loteamento Cidade Nova, será possível vê a construção do portal da Universidade e da subestação que já está em andamento. Queremos desenvolver ainda mais a região onde a UFMA será instalada, para criarmos, nessa área, um Centro Universitário, onde além da UFMA, seja implantado também o IFMA e a UEMA, e assim valorizar aquela região que será repleto de conjuntos habitacionais”, concluiu.

Esse pensamento de gratidão também é compartilhado pela Secretária Municipal de Educação de Balsas, Ana Lúcia, que registra o dia 27 de setembro como uma data especial e de muita felicidade, o que vai entrar para a história de Balsas. “Sabemos da necessidade de termos uma universidade pública para a sociedade, principalmente com cursos que irão beneficiar a todos. Este é um grande empreendimento que vai alavancar a cidade”, comemorou.

Já o Presidente da Câmara dos Vereadores, Manoel Carvalho, destacou que Balsas é uma das cidades mais importantes do Maranhão e que precisava de uma estrutura que movimentasse a cidade, garantindo qualidade no ensino e profissionalismo para a população Balsense. “Devemos agradecer ao ex-prefeito, Francisco Coelho, que idealizou o projeto e ao atual prefeito, Luiz Rocha, que continuou com o trabalho, além do Reitor Natalino que aceitou a proposta e, todos juntos, se esforçaram para construir uma nova escola para funcionar a UFMA até que o novo campus seja concluído e esteja funcionando. Estamos felizes e contentes com esse momento”, exaltou.

Durante as saudações de boas-vindas na Câmara dos Vereadores, após o Reitor Natalino utilizar a tribuna para falar aos vereadores e demais convidados, foi o momento do Reitor se dirigir aos novos estudantes da UFMA, para isso, toda a comitiva se deslocou até a escola Maria Justina Serrão, onde serão ministradas as aulas do BCT. A direção do Campus de Balsas ficou a cargo do professor da UFMA, Francisco da Conceição de Assis.

Na ocasião, o Reitor Natalino, ressaltou que hoje é o início de um novo ciclo na Cidade de Balsas, que nunca mais será a mesma, e, cujo momento ficará para sempre na memória do município. “Estamos implantando hoje, quatro engenharias Ambiental, Civil, Elétrica e Mecânica, com a finalidade de expandir Balsas que possui um grande potencial justamente nessas áreas que são carentes na cidade e que precisam de profissionais qualificados para atender às demandas da região. Essa é, também, uma oportunidade para os jovens ingressarem no Ensino Superior de qualidade. A realização deste sonho só foi possível porque houve uma interação, parceria e colaboração do atual prefeito, Luiz Rocha, que providenciou uma estrutura adequada para que não houvesse prejuízos e as aulas fossem logo iniciadas, visto que só com dois anos será possível mudar para o novo campus que já está em construção”, pontuou o Reitor afirmando que foram preenchidas 100% das vagas pelo Enem.

Para o estudante Filipe Igor Leal de Souza, a Universidade vai propiciar à cidade um estímulo na cultura e na melhoria da educação. “Atualmente, trabalho como professor aqui em Balsas, e encontro dificuldade no aluno para se profissionalizar. A implantação da UFMA aqui era um atrativo que faltava e isso vai garantir uma mudança em nossa cultura, já que os conhecimentos e a educação serão ampliados. Meu objetivo é fazer Engenharia Civil, uma vez que Balsas é uma cidade que cresce e se expande a cada momento, por isso é necessário a existência dessas engenharias aqui na Região”, disse o estudante para, em seguida, frisar que o seu objetivo não é apenas concluir a graduação, e sim ir além, continuar com os estudos, ou seja, obter um desenvolvimento profissional e intelectual, com o propósito de ajudar e auxiliar no desenvolvimento da Cidade.

Aula Inaugural

A aula inaugural foi ministrada pelo professor doutor João de Deus Mendes da Silva que explicou a estrutura curricular do curso e como funciona o Bacharelado de Ciência e Tecnologia (BCT), a fim de esclarecer algumas dúvidas que os novos estudantes da UFMA tinham em relação ao curso e as engenharias.

As 80 vagas, divididas pelos dois semestres letivos de 2013, nos turnos matutino e noturno vão compor o cenário de implantação do novo curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia que a Universidade Federal do Maranhão vai oferecer, a partir de um novo modelo pedagógico. O novo curso está em consonância com o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais – REUNI, mas também leva em consideração o desenvolvimento econômico sustentável local porque terá dois ciclos de formação.

Segundo o professor, nesta nova estrutura, o aluno irá cursar um núcleo básico com 28 disciplinas, totalizando 1.560 horas em quatro semestres. No final do terceiro semestre, o estudante deverá então, escolher entre prosseguir o seu curso passando para um núcleo generalista ou para um núcleo tecnológico, cada um com 750 horas. “Caso o aluno opte pelo núcleo tecnológico, ele poderá cursar o terceiro ano em uma das engenharias Mecânica, Ambiental, Civil e Elétrica. Caso opte pelo núcleo generalista, ele terá uma formação generalista e interdisciplinar ao final de, já pode atuar no mercado de trabalho”, explicou o docente para ressaltar mais adiante que, posteriormente, o aluno poderá voltar para a UFMA e continuar sua formação no momento em que achar melhor.

O Curso de Ciência e Tecnologia (BCT) vai ser vinculado à Unidade Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Tecnologia, como uma subunidade acadêmica, na qualidade de coordenadoria especial. O curso representa uma alternativa diferenciada ao atual projeto de graduação, já que o aluno terá três semestres para escolher qual opção seguir. Será um curso flexível, autônomo e interdisciplinar no qual o aluno é que irá escolher o seu futuro; entre a formação superior e a formação profissional. No total, o curso tem 2.400 horas, com prazo médio de três anos ou seis semestres letivos. O período de integralização será de nove períodos.

O Curso terá um núcleo eletivo com 12 disciplinas que irão totalizar 750 horas; 90 horas de atividades complementares; além do desenvolvimento do trabalho de contextualização e integração curricular que poderá ser uma monografia, um paper, um case. Em 2015, serão ofertadas 600 vagas, divididas pelos turnos matutino, vespertino e noturno, sendo 200 vagas para cada turno. O aluno poderá trabalhar em empresas públicas ou privadas em cargos intermediários; no setor de prestação de serviços; organizações do terceiro setor; em atividades de pesquisa e em projetos de empreendedorismo. 

Estrutura do Campus

Para atender às necessidades do curso que vai receber, nesta primeira etapa, 80 alunos divididos entre os turnos matutino e noturno, a escola Maria Justino Serrão, teve que ser dotada de uma nova infraestrutura que incluiu reparos no telhado e na rede elétrica; pintura; reforma nos banheiros; auditório; laboratórios de física, química e informática, sala para a área administrativa; sala de apoio e uma biblioteca. “Foram construídas 10 salas de aula e uma sala para os professores para atender a demanda do curso até a construção total do novo campus”, explicou o coordenador do BCT/Balsas, Romildo Martins Sampaio.

Para o início de 2014, a previsão é que o número de alunos aumente para 100 até que esse percentual chegue a 390 alunos, conforme o cronograma de ingresso. Ao mesmo tempo, as obras no Campus avançado vêm sendo executadas dentro do previsto. Nesta primeira etapa, está sendo construído um muro para a proteção da área de 120 hectares doada pelo município; um pórtico de entrada; as vias de acesso e a subestação de energia.

A segunda etapa será a construção do poço artesiano e de uma casa de apoio, já para a terceira será a elaboração de um plano diretor e de projetos para conclusão do novo Campus, de forma que as obras que já estão sendo realizadas estão dentro do prazo, conforme o previsto pela UFMA.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Patricia Santos

Lugar: Balsas-MA
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 30/09/2013 15:42

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão