VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde ocorrerá de 21 a 24
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde ocorrerá de 21 a 24

O evento tem como o tema “Geografia da Saúde: desigualdades socioambientais e promoção da qualidade de vida”

Publicado em: 17/10/2013

SÃO LUÍS - O VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e o III Fórum Internacional de Geografia da Saúde são eventos bianuais, já consolidados. A primeira edição do Simpósio Nacional foi realizada em 2003, em Presidente Prudente-SP, e do Fórum Internacional, em 2009, em Urbelândia-MG. Em 2013, o evento completará 10 anos de discussão da temática Geografia da Saúde no Brasil e será realizado entre os dias 21 e 24 de outubro, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

O evento tem como tema “Geografia da Saúde: desigualdades socioambientais e promoção da qualidade de vida”. Segundo a coordenadora geral do evento, Márita Rodrigues, a ideia do tema surgiu de uma discussão com outros professores e alunos do Departamento de Geociências: "entendemos que essa discussão é necessária para se pensar politicas públicas e enfatizar a importância entre a relação saúde e ambiente. Geralmente, ainda se pensa na saúde de forma isolada. Essa discussão também mostra como o lugar interfere na nossa saúde".

O evento conta com 6 eixos temáticos: Eixo 1: Dimensões Teóricas e Metodológicas da Geografia da Saúde; Eixo 2: Geotecnologias Aplicadas à Análise dos Processos Saúde-Doença; Eixo 3 : Políticas Públicas e Ações para Promoção da Qualidade de Vida; Eixo 4: Saberes Tradicionais e Medicinas Alternativas; Eixo 5: Territórios, Desigualdades Sociais e Distribuição dos Serviços de Saúde; e o Eixo 6: Riscos, Vulnerabilidades Ambientais e Geografia da Saúde.

Sobre o Eixo de Geotecnologias Aplicadas à Análise dos Processos Saúde-Doença, a coordenadora geral do evento explica que, nesse eixo, serão discutidas as geotecnologias, como, por exemplo, a área de geoprocessamento para mapear os agravos de saúde, pois, atualmente, muita informação dessa parte de geoprocessamento é utilizada para fazer o mapeamento.

Um eixo inovador nesta edição do encontro é o de Saberes Tradicionais e Medicinas Alternativas. Márita Rodrigues considera que, em relação a esse eixo, "estamos num estado em que a própria medicina e a organização mundial da saúde já reconhecem o valor das medicinas tradicionais e alternativas. Então, inovamos no sentido de buscar discutir essa temática", explica.

O objetivo do evento é divulgar a Geografia da Saúde de forma que se destaque essa intrínseca relação na qual os gestores observam o conceito de saúde de uma forma mais ampla. O evento contará também com uma conferência de abertura; cinco mesas-redondas; uma conferência de encerramento; três sessões de apresentações de pôsters, três sessões de comunicações orais e quatro oficinas. A estimativa de público esperado é de aproximadamente 500 participantes.

O público alvo do evento são os estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais das áreas de Geografia, Saúde e áreas afins. Para a coordenadora do evento, "esta é uma experiência única, já que os alunos podem participar de um evento nacional e internacional dentro da sua própria universidade e podem ter o contato com outros pesquisadores, e nessa troca de experiência, os alunos da graduação e da pós-graduação só têm a ganhar".


Saiba Mais

Descrição

Data/ Período

Início das inscrições

20 Fevereiro de 2013

Recepção dos trabalhos completos

Entre 4 março a 15 de maio de 2013

Avaliação dos trabalhos submetidos

Entre 17 de maio a 14 de junho de 2013

Divulgação dos trabalhos aprovados

A partir de 24 de junho de 2013

Início do Simpósio

21 de outubro de 2013

 

Para saber mais sobre o VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e o III Fórum Internacional de Geografia da Saúde, como as normas para submissão de trabalhos, inscrição e demais assuntos, acesse o site.

Confira a Programação                                                                                                                                                                                         

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Rosana de Oliveira
Revisão: Carol Veloso

Lugar: Cidade Universitária
Texto: Larissa Pontes
Última alteração em: 17/10/2013 11:58

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

21/09/2018

19:30

UFMA recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 70 anos do curso de Enfermagem SÃO LUÍS - Para celebrar os 70 anos do Curso de Enfermagem, completados este ano, a Câmara Municipal de São...

21/09/2018

18:13

Catorze programas da UFMA são contemplados no PROCAD-Amazônia 2018 SÃO LUÍS - Foi divulgado, nesta sexta-feira, 21, o resultado preliminar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia),...

21/09/2018

17:24

NTI realizará, nesse fim de semana, manutenção nos sistemas de gestão SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que fará manutenção e aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão...

21/09/2018

17:14

Projeto "UFMA na estrada" oferta cursos de alfabetização midiática no Sul do Maranhão IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, inicia, no próximo dia 28, o projeto de...

21/09/2018

16:41

Projeto "Escrevendo pela Empatia", desenvolvido por docente do Colun, é destaque em Concurso Nacional SÃO LUÍS - Melhorar a educação pública brasileira é um desafio constante para profissionais e instituições que compõem o cenário...
Fim do conteúdo da sessão