11/01/2012 16:49

UFMA oferece três opções de residência estudantil

SÃO LUÍS - Com o objetivo de propiciar moradia aos estudantes vindos de outros municípios ou estados, com capacidade para mais de 60 alunos, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferece três opções de residências estudantis localizadas no Centro de São Luís: a Casa dos Estudantes Universitários do Maranhão (Ceuma) e a Residência Universitária da UFMA (Reufma), para homens; e o Lar Universitário Rosa Amélia Gomes Bogéa (Lugargb), voltado para estudantes do sexo feminino.

Com a adesão da UFMA ao Enem, o perfil dos estudantes que moram na residência universitária mudou. Se até 2009 a maior parte dos alunos vinha do interior do Maranhão, agora o número de graduandos de outros estados e até de outros países aumentou. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) garante que as residências têm passado por mudanças estruturais desde 2008, sendo hoje possível encontrar residentes vindos de São Paulo, Pará, Peru, África do Sul e Guiné-Bissau.

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) garante que as regras para a concorrência das vagas nas residências devem constar em um edital a ser publicado e amplamente divulgado. Durante o processo de inscrição, o aluno preenche um questionário padrão do NAE e, após uma análise e comprovação dos documentos pelo setor, o discente passa por uma entrevista com técnicos em assuntos educacionais e com um psicólogo. Aprovado, o aluno conquista o direito de morar na residência até o término do curso de graduação no qual foi matriculado.

A UFMA oferece aos moradores da residência alimentação diária, assistência médica, odontológica e psicológica, suporte de informática para um melhor desempenho das atividades acadêmicas dos moradores e assistência em despesas permanentes (água, energia e gás). Além disso, são fornecidos materiais de uso interno (camas, colchões, mesas, cadeiras). Cabendo aos sócios moradores estabelecer o compromisso de preservar, respeitar e cumprir as normas da administração para o bom funcionamento das casas.

Revisão: Ana Carla Morais
Edição: Diogo Azoubel