29/11/2011 09:23

Lideranças da Terra Indígena Raposa Serra do Sol de Roraima visitam a UFMA

Foto Lideranças da Terra Indígena Raposa Serra do Sol de Roraima visitam a UFMA

O Instituto de Energia Elétrica (IEE) recebeu lideranças da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a mais populosa do Brasil com 20 mil habitantes, e que fazem parte do Conselho Indígena de Roraima (CIR). O grupo veio conhecer o projeto “Sistema Híbrido de Geração Eólico Solar da Ilha de Lençóis”.

O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Energias Alternativas (NEA) do Instituto de Energia Elétrica (IEE) da UFMA, e financiado pelo Ministério de Minas e Energia, sendo coordenado pelos Prof. Osvaldo Saavedra e Luiz Antonio de Souza Ribeiro. O sistema está em operação na Ilha de Lençóis (Cururupu) desde julho de 2008, atendendo a comunidade com energia elétrica 24 horas por dia, utilizando como fontes de geração o vento e o sol.

A comitiva era composta pelos caciques Pantaleão, coordenador da Região Ingarikó, Martinho, Vice-Coordenador da Região das Serras, Amarildo: Coordenador do Centro Regional Wilimon, Augusto: Coordenador do Centro Regional Caracanã e Eugênio: Coordenador do Centro Regional Morro.

A comitiva foi recebida no IEE pelo Chefe do Departamento de Eng. Elétrica, prof. José Quezada, reunindo-se posteriormente com o prof. Luiz Antonio, prof. Gomes e alunos do Instituto, para maiores esclarecimentos sobre o projeto. Nos dias 29 e 30 de outubro viajaram até a Ilha de Lençóis, para conhecer de perto o projeto, juntamente com a equipe comandada pelo Prof. Dr. Luiz Antônio de Souza Ribeiro, coordenador do IEE e os alunos: Luis Felipe Moreira, Olavo Costa e Rodrigo Albuquerque.

As lideranças ficaram interessadas em conhecer o projeto da Ilha de Lençóis, devido a este ser referência internacional em atendimento a comunidades isoladas.E expressaram seu interesse em contar com a colaboração do IEE dentro de um acordo para a implantação de energia elétrica na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O projeto da Ilha de lençóis é considerado um modelo de sucesso da utilização da energia solar fotovoltaica e eólica para atendimentos de ilhas, tendo recebido vários reconhecimentos nacionais em termo de inovação tecnológica e social assim como objeto de publicações internacionais de cunho cientifico tecnológico.

Edição: Lauralice Portela

Universidade