Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

    4° Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação discute a consolidação dos Programas

     

    SÃO LUÍS -  O  4º Fórum de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com o tema a Consolidação do Programa de Qualidade de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. O evento, foi realizado no auditório multimídia da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPPG) , destina-se a docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação da Universidade e tem como objetivo discutir temáticas de interesse da Pós-Graduação e pesquisa, bem como  as resoluções que indiquem as regulamentações para ações de Pós-Graduação, pesquisa e inovação na UFMA, além de apresentar as demandas da Pós-Graduação para a Administração Superior em forma de documentos aprovados em reuniões plenárias.

    A solenidade de abertura contou com a presença da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Nassar Meireles Guerra; do consultor do Programa de Qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA (PROQUALI), Emídio Cantídio; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho Silva; e do reitor Natalino Salgado.

    A professora Rosane Nassar Meireles Guerra deu início ao evento falando da honra em participar do evento que visa melhorar a qualificação dos cursos de Pós-Graduação nas universidades. “Esse modelo implantado na UFMA é uma referência para as outras instituições do Estado. A Fapema é parceira dessa iniciativa através de editais de apoio a Pós-Graduação e internacionalização, além das outras modalidades que permite a qualificação nos programas da Instituição. "Outro dia fazendo uma avaliação do que tinha acontecido no cenário da pesquisa no Maranhão, nós observamos que de 2009 até 2014 houve um salto não apenas quantitativo, mas também qualitativo dos programas de Pós-Graduação”, afirmou.

    Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós–graduação, Fernando Carvalho, falou que uma das pretensões do evento é promover um debate sobre a questão da internacionalização. "Nós estamos dando um grande passo para uma internacionalização institucional, ou seja, a Instituição assume o papel de ancorar as ações de internacionalização dos programas de Pós-Graduação”, disse.

    Por sua vez o reitor da UFMA falou sobre os avanços que a Universidade passou em termos de pesquisa e Pós-Graduação. “Antigamente, nossa Pós-Graduação tinha um pouco mais de 100 bolsas e hoje ela ultrapassa 400 bolsas. Foi um aumento significativo e houve um esforço local para acompanhar o desenvolvimento da Pós-Graduação”, afirmou.

    Foram realizadas também na ocasião do evento as Palestras A consolidação do programa de qualidade da Pesquisa, Pós-Graduação e inovação da UFMA, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Fernando Carvalho; e A internacionalização dos programas de Pós-Graduação com a gerente de programas  da França Capes Priscilla de Medeiros de Abreu.

    Fim do conteúdo da página