Pesquisador da UFMA lidera projeto que estuda espécies de tubarões em risco de extinção Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Pesquisador da UFMA lidera projeto que estuda espécies de tubarões em risco de extinção

Publicado em: 10/05/2019

Professores do Departamento de Biologia e do Departamento Oceanografia e Limnologia, juntamente com alunos egressos do curso Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação desenvolveram uma pesquisa sobre o comércio ilegal de espécies ameaçadas de tubarão. 

Durante dois anos, 15 pesquisadores pertencentes à 11 centros de pesquisas localizados nos estados do Pará, Maranhão, Pernambuco e na Austrália, usaram o DNA como uma forma de identificação das espécies de tubarões ameaçados no Litoral Amazônico.

Nesta semana saiu o ranqueamento dos artigos do Top 100 da Scientific Reports, uma das mais importantes revistas científicas do grupo Nature, e o artigo supracitado ficou na 24° posição. O estudo concluiu que várias espécies de tubarão em risco de extinção estão sendo comercializadas ao longo do Litoral Amazônico (Maranhão, Pará e Amapá).

O professor Jorge Nunes, oceanógrafo e um dos líderes da pesquisa, frisa a importância da conservação do Litoral Amazônico. "O Litoral Amazônico é considerado um grande centro de biodiversidade marinha do planeta. Por outro lado, deixamos de proteger várias espécies ameaçadas de extinção que vivem neste ambiente. A consciência ambiental deve prevalecer às políticas de conservação, visto as ações de cidadania devem ser a favor do bem comum, assim como os recursos naturais", frisou.

Jorge ressaltou a importância de alertar o cidadão sobre a relevância de sua participação na conservação e proteção dos animais. "Trabalhos como o nosso mostram ao cidadão que ele também está inserido no processo de extinção de muitas espécies, embora nem saiba o quanto está envolvido. Finalizando, precisamos reverter o quadro do status de conservação das nossas espécies simplesmente evitando o consumo de carne e outros sub-produtos", acrescentou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 10/05/2019 12:08

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão