PPPGI participa da abertura do VIII Workshop de Física do Maranhão Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PPPGI participa da abertura do VIII Workshop de Física do Maranhão

Publicado em: 29/08/2018

SÃO LUÍS - A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação participou na manhã desta quarta-feira, 29, da abertura do VIII Workshop de Física do Maranhão. A solenidade aconteceu no auditório central da UFMA e contou com a palestra "Panorama da Ciência e Tecnologia no Brasil: uma visão pessoal", ministrada pelo ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. 

O objetivo do evento, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Física da UFMA, é motivar os estudantes a serem cientistas, além de dar visibilidade aos resultados de pesquisas. "Para mim, é muito bom vir ao Maranhão para participar de um Workshop sobre Física, pois, em geral, os estudantes ficam só em sala de aula, já aqui, eles têm a oportunidade de ouvir palestras mais amplas. O que faz a pessoa se tornar cientista é a motivação pessoal de cada um, de fazer descobertas na natureza, não o emprego que vem depois, mas a curiosidade", destacou.

Abordando os desafios de fazer ciência e tecnologia, o ex-ministro contou ainda sobre o atual panorama da física no país. "A Física é uma área que está muito bem no Brasil, desde a nanotecnologia à astrofísica, na qual se desenvolve conhecimentos e materiais com aplicações tecnológicas em muitos campos. Porém, é necessário apresentar o contexto histórico, assim como os desafios", frisou. 

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Allan Kardec, mesmo com o corte de recursos, os professores da Universidade resistiram e continuaram com o trabalho voltado à ciência e tecnologia. "Esse Workshop é pertinente dentro do contexto em que o Brasil vive, uma vez que Ciência, Tecnologia e Inovação é importante para o desenvolvimento do país", relatou.

A abertura do evento teve ainda a presença do chefe de departamento do curso de Física da UFMA, Alan Silva de Menezes; do coordenador do programa de Pós-Graduação em Física, Rodolfo Alván Casana Sifuentes; do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias da UFMA, Ridvan Nunes Fernandes; da coordenadora do evento, Luciana Magalhães e do Vice-Reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva. O Workshop se estende até o dia 31 de agosto.


Fotos por: Rodrigo Bomfim


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Núcleo de Comunicação da PPPGI
Última alteração em: 14/09/2018 09:25

Mais Fotos

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão