PPPGI divulga o Resultado Final do PIBIC Nível Superior e os tutoriais de inscrição (Cota 2018-2019) Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

PPPGI divulga o Resultado Final do PIBIC Nível Superior e os tutoriais de inscrição (Cota 2018-2019)

Publicado em: 24/07/2018

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) divulgou o Resultado Final do Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), cota 2018-2019, referente ao Edital N° 005/2018, após os julgamentos dos recursos. As inscrições dos bolsistas com financiamento CNPq, CNPq-Af (Ações Afirmativas), FAPEMA, UFMA, além de voluntários, deverão ser realizadas até 13 de agosto, no SIGAA, seguindo algumas etapas de acordo com a categoria de implantação de bolsas.

Inicialmente, os discentes interessados nas oportunidades de bolsas de iniciação científica (IC) deverão se inscrever no SIGAA, seguindo as orientações do tutorial ao estudante do PIBIC, elaborado pela PPPGI, sinalizando interesse em ser bolsista para atuarem em plano de trabalho. Em seguida, o orientador deverá seguir o tutorial de seleção do bolsista ou voluntário que sinalizou interesse em seu plano de trabalho.

É obrigatória a inscrição no SIGAA para todas as modalidades de bolsa (CNPq, CNPq-AF, FAPEMA, UFMA) e voluntários. A falta do cadastro inviabiliza a implantação da bolsa, entrega de relatórios, substituição do bolsista ou cancelamento da própria bolsa.

O discente deve estar regularmente matriculado em curso de graduação e cursando do segundo ao penúltimo período do curso, ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 6,0 e possuir currículo Lattes atualizado. A atualização do currículo Lattes, últimos dois meses, é um passo indispensável para a implementação das bolsas modalidade CNPq e CNPq-Af.

 

Bolsistas FAPEMA

Aos bolsistas FAPEMA, a implementação da bolsa será efetuada com a entrega de toda a documentação assinada até o dia 13 de agosto, na sala do PIBIC, prédio da Biblioteca Central, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Apenas aos bolsistas do continente, a recomendação é o envio dos documentos ao e-mail ufmapibic@gmail.com ou via malote DEPA.

A documentação necessária para os bolsistas FAPEMA é:

 Preenchimento do formulário de inscrição gerado no SIGAA;

 Cópias do RG e CPF;

 Comprovante de conta corrente do Banco do Brasil, em nome do bolsista (via extrato bancário ou cópia do contrato); Não aceitamos cópia do cartão.

 Declaração de matrícula atualizada gerada no SIGAA;

 Histórico escolar atualizado gerado no SIGAA;

 Declaração de inexistência de vínculo empregatício;

 Termo de compromisso PIBIC, assinado pelo orientador e pelo bolsista;

 Currículo Lattes atualizado;

 Plano de trabalho do bolsista com o cronograma; 

 Formulário de cadastro do pesquisador obtido na Plataforma Patronage, assinado apenas pelo bolsista.

Após a entrega da documentação no PIBIC e implantação da bolsa, será disponibilizado, na plataforma Patronage, o formulário de Bolsa de Iniciação Científica (BIC), que deverá ser impresso, assinado e entregue na Coordenação do PIBIC. O campo de representante institucional é assinado pela coordenação do PIBIC. Os bolsistas do continente poderão enviar o Formulário BIC via e-mail ufmapibic@gmail.com

 

Bolsistas CNPQ e CNPq-Af

Os bolsistas selecionados pelo financiamento CNPq e CNPq-Af que ingressaram na Universidade por meio do sistema de cotas receberão um e-mail do órgão com o termo de aceite, que deverá ser preenchido e reencaminhado à instituição.

 

Bolsistas UFMA e Voluntários

A inscrição será somente via SIGAA (preenchendo todas as informações solicitadas), sem a necessidade de entrega de documentos a secretaria do PIBIC.

 

Foco Acadêmico- Eixo Pesquisa

Os docentes que tiveram seus planos (modalidade PIBIC - Voluntário) aprovados no Edital PPPG PIBIC n°005/2018, Cota 2018-2019 e que tiverem interesse em solicitar à PROAES Bolsistas Foco Acadêmico devem manifestar-se, exclusivamente, pelo e-mail: projetofocoacademico@ufma.br , informando o Campus e Departamento/Coordenação que estão vinculados. Os Bolsistas Foco Acadêmico serão indicados pela PROAES através da lista de discentes pré-selecionados.

Esclarecemos que o atendimento do pedido está condicionado à análise da Comissão Multidisciplinar da PROAES e ranqueamento das solicitações de acordo com a nota do currículo obtida no Edital PIBIC nº005/2018. O prazo para manifestar o interesse será até dois dias uteis após da divulgação do resultado final do PIBIC. Data limite para solicitação de Bolsistas Foco Acadêmico: dia 26/07/2018 às 23:59.

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Fonte: Coordenação do PIBIC
Última alteração em: 25/07/2018 09:20

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

17/08/2018

22:25

PPPGI participa da inauguração do Instituto Confúcio no Maranhão SÃO LUÍS - A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação participou, na tarde de hoje, 17, da inauguração do Instituto...

17/08/2018

10:51

CAPES ajusta processos de entrada e permanência de programas de pós-graduação Para atender a uma demanda do Ministério da Educação sobre a avaliação da pós-graduação no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento...

15/08/2018

07:44

CAPES: Edital destina R$ 4 milhões para incentivar a publicação de periódicos científicos Estão abertas, até 6 de setembro, as inscrições para a Chamada Editoração, que seleciona propostas para apoio e estímulo à editoração...

14/08/2018

16:03

PPPGI participa da inauguração do navio-escola Ciências do Mar II SÃO LUÍS – A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação participou, na manhã desta terça-feira, 14, da inauguração do Ciências...

14/08/2018

15:34

CNPq credencia fundações para apoio a projetos de pesquisas O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança Edital de Credenciamento para Fundações de Apoio para recebimento e repasse...
Fim do conteúdo da sessão