Inscrições online para a 70ª Reunião Anual da SBPC estão abertas até o dia 12 de julho Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Inscrições online para a 70ª Reunião Anual da SBPC estão abertas até o dia 12 de julho

O evento será realizado de 22 a 28 de julho, na Ufal, em Maceió.

Publicado em: 09/07/2018

As inscrições online para a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 22 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL), vão até o dia 12 de julho. Quem se inscrever poderá frequentar um minicurso, mediante um pagamento de R$ 10, ou ainda obter o certificado de participação geral e o material das atividades. O evento, que celebra os 70 anos de fundação da entidade, terá com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

A programação preliminar já está no site, o que permite decidir quais atividades acompanhar. Com conferências, mesas-redondas, minicursos, encontros, sessões especiais e assembleias, a programação foi preparada com o objetivo de levar aos participantes um panorama amplo do que melhor se faz em ciência hoje no Brasil. Entre os temas que serão debatidos nas conferências, estão “Arboviroses no Brasil”, “Escola sem partido e com religião?”, “Literatura e ciência”, “Questões de gênero e linguagem: teorias e práticas inclusivas”, “A química dos inseticidas verdes: riscos, desafios e oportunidades”, “O tempo profundo na história do planeta terra e a dança dos continentes”, “Zika e microcefalia”, entre outros.

Entre alguns dos temas discutidos nas mesas-redondas estão “Desafios para a consolidação do modelo das organizações sociais”, “O financiamento da ciência brasileira e as agências de fomento”, “A avaliação da pós-graduação: o lugar das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas”, “O impacto da digitalização na pesquisa e no ensino superior”, “A esquistossomose e a transposição do Rio São Francisco” e “Mulheres na Ciência”.

Mais informações no site do evento.

Minicursos

A edição deste ano da 70ª RA da SBPC trará 43 minicursos, como temas como “Matemática aplicada – uma prática de compromisso social e cidadania”, “Introdução à linguagem de programação Julia para computação científica”, “Astrofísica na educação básica – a origem dos elementos químicos da tabela periódica”, “Os fundamentos da física estatística e suas aplicações”, “Estresse oxidativo e carbonílico: impactos no dia a dia”, “Manejo, comportamento e saúde de bugios-ruivos”, entre outros. Veja aqui a lista completa dos minicursos oferecidos.

Os minicursos ocorrerão entre os dias 23 e 26 de julho, das 08h às 10h. Cada minicurso tem carga horária de oito horas e para obter o certificado de frequência é preciso ter no mínimo de 75% de presença. Todos eles ocorrerão simultaneamente, por isso, é possível fazer a matrícula em somente um minicurso.

Quem ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo pelo link http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/inscricao-e-envio-de-resumo. A matrícula em minicurso tem um custo adicional de R$ 10,00.

A Reunião Anual

A SBPC foi criada em 1948 e é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 140 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e cerca de 5 mil sócios ativos.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Fonte: FAPEMA, com informações do Jornal da Ciência
Última alteração em: 09/07/2018 10:15

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão