FAPEMA lança dois editais de apoio à Semana de Ciência e Tecnologia 2018 Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

FAPEMA lança dois editais de apoio à Semana de Ciência e Tecnologia 2018

Publicado em: 18/06/2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizou na tarde desta quinta-feira, dia 14, no Casarão Tech Renato Archer, o lançamento dos editais de apoio às atividades e de monitoria da Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão 2018 (SNCT).

O lançamento aconteceu durante reunião promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com instituições parceiras para alinhar e apresentar propostas de programação das atividades a serem realizadas no decorrer da SNCT que este ano acontecerá no período de 16 a 22 de outubro, no Multicenter SEBRAE, em São Luís. As inscrições para a SNCT no Maranhão estarão abertas até o dia 06 de julho e pode ser realizados através do site:  http://www.semana.secti.ma.gov.br/.

O edital Fapema Nº 026/2018 – SNCT 2018 tem como objetivo apoiar a realização de eventos de divulgação científica e/ou tecnológica que tenham como foco o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) “Ciência para a Redução das Desigualdades”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e data limite de inscrições até o dia 16 de julho. As atividades apoiadas devem ocorrer em todo o estado do Maranhão, durante a segunda quinzena de outubro de 2018, como parte dos trabalhos. O recurso destinado para este edital é de R$ 500 mil reais, oriundos do Governo do MA.

Já o edital Fapema Nº 027/2018 – Monitoria da SNCT 2018 visa selecionar estudantes para realizar atividades de monitoria na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018) a serem realizadas na capital e possui recursos financeiros de R$ 15 mil reais. O período de inscrições vai até o dia 26 de julho. Como critério de seleção, para concorrer os participantes devem ser bolsistas ou ex-bolsistas FAPEMA, desde que ainda estejam matriculados em instituição de vínculo; ser bolsista de outra agência nacional de fomento à pesquisa ou ainda de instituição de ensino de vínculo.

A reunião contou com a presença do presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, do secretário-adjunto, Pedro Igor Nascimento,da diretora-científica da FAPEMA, Silvane Magali Nascimento, da Assessora de Planejamento da FAPEMA, Aline Nunes, da Coordenadora da SNCT no Maranhão, Alessandra Moraes Rêgo, da equipe técnica da FAPEMA e representantes de instituições como a UEMASUL, SEBRAE, SEDUC, SEDIHPOP, e etc.

De acordo com presidente da Fapema, Alex Oliveira, a Fundação faz parte da Semana contribuindo excessivamente o evento por meio do edital de quinhentos mil reais, também apoia com 100 monitores e 10 ônibus que ficarão disponíveis para realizar o transporte dos alunos de todas as escolas de São Luís. “É importante salientar que além deste apoio, estaremos por todos os estandes das instituições de ensino e pesquisa, uma vez que inúmeros projetos apoiados estarão sendo apresentados durante a Semana. Então, nós respiraremos a SNCT que traz um tema que é extremamente gratificante para todos, porque trabalhamos com muita intensidade em torno dessas temáticas de inclusão social com a inclusão produtiva”, afirmou.

Para o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Davi Telles, a Semana de Ciência e Tecnologia é especial porque trata de um tema bastante importante para o Governo que tem medido esforço de reduzir as desigualdades históricas no Maranhão. “Ter a SNCT com a temática da ciência para a redução das desigualdades, envolve a todos aqueles que compõem o sistema de ciência e tecnologia no Governo de uma maneira muito especial e por isso mesmo resolvemos trazer depois de dois anos no interior, o evento de volta para São Luís, assim termos maiores condições logísticas de fazermos uma Semana maior ainda, certamente será a maior SNCT da história”, destacou.

Davi Telles enfatizou ainda sobre o apoio da Fapema na realização do evento ser de absoluta e fundamental importância, parte disto é o aumento do potencial e presença da Fapema no fomento e no financiamento à pesquisa, enquanto em todo Brasil, o sistema CNPq e Capes vem desmontado a sua estruturação histórica de apoio à pesquisa. “O nosso agradecimento e a nossa admiração pela Fapema sempre renovada e com todo suporte da equipe, em especial da diretoria exatamente por conta desse apoio financeiro, orçamentário e o mais importante, a parceria real na elaboração e na implantação de uma grande Semana de Ciência e Tecnologia para 2018”, disse.

Sobre a reunião com os parceiros da SNCT 2018, a Coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão, Alessandra Moraes Rêgo, ressaltou que a o momento foi para conversar com nossos parceiros e alinhar a organização do evento. “Apresentamos o layout de como será a distribuição dos espaços no Multicenter SEBRAE para as instituições de pesquisa e empresas de ciência e tecnologia, colocamos em questão e sugestões de algumas atividades que acontecerão nesta edição e as novidades para este ano”, frisou.

NOVIDADES

Dentre as novidades para este ano estão a ampliação dos espaços da SNCT, ao todo serão 154 estandes, sendo quatro institucionais, a apresentação da equipe de físicos da “Ciência e Show”. Além das três grandes e importantes Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia (IECT Saúde, IECT Agricultura Familiar e IECT Babaçu), com previsão para serão lançados no dia 06 de julho pelo Governador Flávio Dino, bem como o do IEMA Babaçu, a extensão do Maranet para 61 cidades e a chegada do Instituto Confúcio ao Casarão Tech.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Leidyane Ramos
Fonte: FAPEMA
Última alteração em: 18/06/2018 10:12

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão