Jean-Yves Mollier abre série de palestras em Colóquio Internacional Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Jean-Yves Mollier abre série de palestras em Colóquio Internacional

Publicado em: 16/04/2018

SÃO LUÍS – Dedicado à história da imprensa, do livro, da edição e das práticas de leitura na França, o docente Jean-Yves Mollier abriu, em palestra em sua língua nativa, as discussões do Colóquio Internacional “O transnacional, o nacional e o local na cultura material escolar no Maranhão para além dos manuais escolares e dos métodos de leitura”, que ocorreu na manhã de hoje, 16, no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA.

Segundo o coordenador do Colóquio, César Castro, o evento inaugura uma série de palestras sobre o trabalho desenvolvido no Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras (Nedhel).

“O evento é uma forma de não apenas divulgar as pesquisas do Nedhel, mas sistematizar os estudos desenvolvidos entre o grupo de estudos e a equipe francesa do professor Mollier sobre a história do livro, das leituras e das bibliotecas no Maranhão”, contou Castro.

Sobre o francês Jean-Yves Mollier ser um dos principais expoentes do Colóquio, o coordenador César Castro destacou que Mollier já desenvolve trabalhos muito importantes junto ao Nedhel. “Ele traz para a discussão a questão das fontes para a história do livro, da leitura e das bibliotecas e também os métodos dos manuais escolares franceses, considerando que o país foi e ainda é o grande berço da história do livro, da leitura e das bibliotecas”, analisou Castro.

A programação do evento conta com as conferências do professor Mollier e apresentações de trabalhos. A estudante de Biblioteconomia e integrante do Nedhel, Mayra Cabral, apresentará um recorte da sua monografia, na qual retrata a imprensa liceísta na Primeira República.

“O Colóquio é importante para divulgar o resultado das pesquisas sobre a desconstrução da história e dos agentes envolvidos e resgatar os sujeitos historicamente silenciados no meio, como os estudantes, bibliotecários e os políticos que ajudaram a fomentar essas instituições no Maranhão”, frisou Mayra.

Saiba mais

O evento seguirá até o dia 17 de abril e é promovido pelos programas de pós-graduação em Educação da UFMA e da Universidade Federal do Pará (UFPA), pelo Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica da UFMA e pelos Departamentos de Biblioteconomia e de Educação I e II, por meio do Nedhel e pela Embaixada da França no Brasil.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 16/04/2018 16:52

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão