Aula inaugural da Especialização em Enfermagem na Saúde da Criança ocorrerá nesta quinta-feira, 5 Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Aula inaugural da Especialização em Enfermagem na Saúde da Criança ocorrerá nesta quinta-feira, 5

Publicado em: 04/04/2018

SÃO LUÍS - Será realizada, nesta quinta-feira, 5 de abril, com início às 15h, a aula inaugural da 3ª turma do Curso de Especialização em Enfermagem na Saúde da Criança. Este ano, foram aprovados 28 alunos, que cursarão a especialização em 18 meses.

A aula será ministrada no auditório do 4° andar do Hospital Universitário Materno-Infantil, pela professora Myriam Aparecida Mandetta, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ela explanará aspectos do tema “O cuidado ao recém-nascido, à criança e família: tecendo teias de saberes e fazeres do Enfermeiro Pediatra”.

A docente tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica. Ela atua principalmente nos temas voltados para a vulnerabilidade da família da criança doente e hospitalizada, e cuidado centrado na família. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, líder do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente (Necad) e membro do Grupo de Estudos em Enfermagem da Família da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (GEENF-USP).

Segundo a coordenadora do curso de Especialização, Georgina Macedo, o curso foi proposto considerando, em especial, o fato de o Maranhão ter umas das maiores taxas de mortalidade infantil.

“Dos 217 municípios, quase 50 têm o menor IDH do país, condição que representa vulnerabilidades para a saúde da criança. Portanto esperamos preparar o enfermeiro de forma a contribuir qualitativamente para a atenção integral da criança, utilizando de ações de promoção da saúde aliadas às dimensões preventivas e curativas na atenção primária, secundária e terciária de saúde”, complementou a professora.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 04/04/2018 13:17

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão