UFMA recebe novos estudantes estrangeiros para a pós-graduação Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA recebe novos estudantes estrangeiros para a pós-graduação

Publicado em: 14/03/2018

SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão vai receber treze alunos internacionais para os programas de pós-graduação neste primeiro semestre de 2018. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e o projeto “Olhares do Brasil” participam ativamente do processo de acolhimento desses estudantes, planejando diversas atividades para recepcioná-los.

Vindos de oito países diferentes, entre eles Peru e Venezuela, os alunos chegam com o objetivo de ampliar seus horizontes, como destaca o venezuelano Andrés Palencia: “Venho para a UFMA cursar o mestrado em Cultura e Sociedade. Quero investigar a manifestação do gênero musical caribenho, a salsa e a narrativa latino-americana. Minhas expectativas são poder desenrolar investigações com o apoio dos professores, dos grupos de pesquisas e das outras dependências que a Universidade oferece”, comenta o estudante, que já é mestre em Literatura ibero-americana.

Para dar um suporte maior a esses alunos e estabelecer um espaço de acolhimento, o projeto Olhares do Brasil já está trabalhando para recebê-los. De acordo com Paloma Castro, uma das integrantes da equipe do projeto, a ideia de criar um evento de boas-vindas aos alunos é essencial: “A ideia de fazer a recepção surgiu com o intuito de otimizar o processo de internacionalização, uma vez que esta implica uma série de fatores, entre eles o acolhimento. Além disso, a ideia nasceu com base em uma experiência pessoal minha, pois o fato de já ter feito intercâmbio em Portugal e ter participado também de uma recepção propicia que eu saiba como isso é importante, quanto ajudou a me desenvolver ao longo do intercâmbio. Então acredito que a ação de boas-vindas dá segurança aos alunos, mostra que a instituição está feliz em recebê-los”, explica a graduanda em Relações Públicas.

A professora do Departamento de Comunicação Josie Bastos, que também é coordenadora do projeto, destaca a volta da ideia inicial do “Olhares” em 2018, já que, no ano passado, os encontros eram frequentados mais por alunos nacionais: “O projeto ganha com a vinda desses alunos, pois temos um público necessitado desse tipo de atendimento acolhedor, mas não vamos deixar de atender os alunos nacionais, que também precisam saber sobre internacionalização. O que pretendemos é institucionalizar esse discurso dentro da Universidade como algo possível para todos. Então o projeto retoma a seu aspecto original quando atende aos alunos internacionais”, enfatiza a professora.

Além do Peru e da Venezuela, ainda vão chegar alunos de Costa Rica, da Colômbia, Bolívia, do México, Haiti e Chile, por meio dos programas  PPGEE, PPGBC, PGCULT, PPGD, PPGEE. Os estudantes são da área de Biodiversidade e Conservação, Cultura e Sociedade, Design e Engenharia Elétrica.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Ascom/UFMA
Última alteração em: 14/03/2018 14:57

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão