Avaliação Institucional da UFMA ocorrerá até o dia 18 de março Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Avaliação Institucional da UFMA ocorrerá até o dia 18 de março

Publicado em: 02/03/2018

SÃO LUÍS – A Comissão Própria de Avaliação da UFMA (CPA) liberou, nesta quinta-feira, 1º, o acesso ao questionário de Avaliação Institucional da universidade, que ficará à disposição de toda a comunidade acadêmica até o dia 18 de março. A avaliação pode ser feita por meio dos sistemas SIGAASIGRH ou SIPAC.

A avaliação Institucional é aplicada anualmente e tem por principal objetivo compreender os significados do conjunto das atividades na UFMA para melhorar a qualidade educativa da Universidade, bem como identificar os pontos fortes e fracos e estabelecer estratégias de superação de eventuais problemas.

Responsável pela elaboração da Avaliação, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada em 2004, sendo instituída em conjunto com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Trata-se de uma comissão independente, responsável pela autoavaliação institucional. É ela que registra como a comunidade acadêmica avalia a instituição em que está inserida.

Cabe à comissão elaborar instrumentos avaliativos, aplicá-los, organizar e tabular os dados, além de elaborar o relatório final para enviar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Por força de lei, essa avaliação deve ser feita em dez dimensões, e deve englobar desde a comunicação com a sociedade até as questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e extensão. Os resultados serão discutidos com as pró-reitorias, as diretorias e depois enviados às coordenações de curso, para que todos saibam como estão sendo avaliados.

De acordo com a professora Marilene Sabino, membro da CPA, é de extrema relevância a participação de todos no questionário, visto que o seu resultado contribui para melhorias na Instituição.

“A participação da comunidade universitária — docentes, discentes e técnicos-administrativos — é essencial neste processo, pois o relatório é enviado para o Ministério da Educação, sendo convertido, posteriormente, em melhorias para a própria Universidade”, destacou.

O relatório final deve ser enviado até o dia 31 de março para o Inep.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 02/03/2018 09:58

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão