Astronauta brasileiro, Marcos Pontes fez visita à UFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Astronauta brasileiro, Marcos Pontes fez visita à UFMA

Publicado em: 01/12/2017

SÃO LUÍS – “É possível. Mesmo em situações complicadas e sem o apoio ou recurso necessário, jamais desista dos seus sonhos”, disse Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço, ao público presente no Centro Pedagógico Paulo Freire, na tarde dessa quinta-feira, 30, em visita à Universidade Federal do Maranhão, Cidade Universitária Dom Delgado. A palestra do astronauta é uma das medidas realizadas pela UFMA para promover a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade em convênio com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Durante a conversa, Marcos Pontes falou sobre a sua vida e a sua carreira, discorrendo sobre a sua entrada na Academia da Força Aérea (AFA), seu ingresso no programa espacial da NASA e a famosa Missão Centenário, que o levou para o espaço em 30 de março de 2006, para a Estação Espacial Internacional (em inglês, International Space Station, ISS). De maneira descontraída, o astronauta respondeu a perguntas de estudantes e professores, frisando a responsabilidade de representar o país em uma missão espacial e de ter fé em seus sonhos.

A reitora Nair Portela manifestou sua alegria em receber o astronauta na Universidade e falou da necessidade do estado em fazer investimentos na área que tragam benefícios para o país. “Nós estamos bem animados com a vinda do primeiro astronauta brasileiro para a nossa instituição, durante este momento crucial, que é a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial em nossa Universidade. A troca de experiências proposta hoje tem muito a oferecer, já que ele é a pessoa mais indicada para conversar com os nossos estudantes, professores e falar sobre a importância do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país”, disse. Estiveram presentes também, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Allan Kardec, além de vários professores da Universidade.

Marcos Pontes disse que é uma honra conversar com futuros profissionais que serão cidadãos produtivos, oferecendo mão de obra qualificada para o país e reiterou a importância do convênio UFMA-ITA-CLA para a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial na Universidade. “É uma construção. Quando começamos a formar profissionais, os resultados logo aparecem, mas, para isso, é necessário investir em educação, que, consequentemente, investiremos em soluções. Devemos utilizar a instalação do CLA aqui, como um ponto positivo ao nosso favor, trazendo ideias e criatividades em prol da nossa região”, completou.

O estudante Tadeu Nascimento, do primeiro período de Física, falou sobre a motivação e a expectativa da chegada do astronauta para os discentes. “A vinda dele hoje é de suma importância, e é a realização de um sonho para todos. A presença dele hoje valoriza o Centro de Lançamento de Alcântara e o nosso estado, pois está difundindo conhecimentos fora do eixo Rio-São Paulo”, contou entusiasmado.

Saiba +

Marcos Cesar Pontes, natural de Bauru (SP), é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), e foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Em 30 de março de 2006, Marcos partiu com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Ele retornou no dia 8 de abril.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Fonte: ASCOM/UFMA
Última alteração em: 01/12/2017 17:05

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

14/12/2017

11:23

Programas internacionais da CAPES ofertam mais de 400 bolsas BRASÍLIA - Os editais para os programas de Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno, todos no exterior, foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento...

14/12/2017

11:18

DEU LIKE: painel sobre mídias sociais como estratégia de relacionamento ocorrerá na UFMA SÃO LUÍS - Ocorrerá, na segunda-feira (18), o Deu Like: painel sobre o uso das mídias sociais como estratégia de...

11/12/2017

14:40

Chamada Interna para submissão de projetos para APCN/CAPES - 2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, PPPGI, torna público o lançamento da Chamada Interna para Novos Projetos de Cursos...

06/12/2017

17:00

A UFMA é mais uma vez destaque no Prêmio Fapema SÃO LUÍS - A sede da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) foi local de mais um grande resultado da...
Fim do conteúdo da sessão